Experiências tomam lugar de presentes no Dia dos Pais
Pesquisa da Omelete Inteligência mostram que necessidade de economizar associada ao apelo emocional das marcas devem propiciar uma data com mais carinho e menos gastos
Experiências tomam lugar de presentes no Dia dos Pais
BuscarExperiências tomam lugar de presentes no Dia dos Pais
BuscarPesquisa da Omelete Inteligência mostram que necessidade de economizar associada ao apelo emocional das marcas devem propiciar uma data com mais carinho e menos gastos
Bárbara Sacchitiello
11 de agosto de 2017 - 8h39
Momentos com o filho são mais valorizados do que presentes na data (Crédito: Fotolia)
É comum que pais, ao receberem um presente ou surpresa, costumem exclamar que os filhos não precisavam ter se preocupado em efetuar tal compra. Embora tenha sido, por muito tempo, considerada como uma desculpa para não transparecer a expectativa em receber aquele presente, a expressão deve fazer sentido no Dia dos Pais deste ano.
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Omelete Inteligência, os momentos compartilhados com os filhos e a companhia ao longo do dia são mais valiosos para os pais do que um presente. A pesquisa ouviu 290 pais, de diferentes classes sociais e organizações familiares no mês de julho. A principal conclusão é de que a crise financeira que o Brasil atravessa abre espaço para um Dia dos Pais mais econômico, em que os pacotes de presentes podem ser substituídos por carinho e momentos agradáveis em família.
“Vemos diversos segmentos do mercado recriando sua comunicação e estratégia para atravessar esse momento de queda no consumo. As pessoas têm ficado mais em casa e evitado compras e gastos supérfluos. As datas comemorativas, como o Dia dos País, também são influenciadas por esse novo tipo de comportamento’, explica Ana Del Mar, CEO e fundadora da Omelete Inteligência.
Emoção e humor nas campanhas de Dia dos Pais
De maneira geral, a pesquisa avalia que o tom emocional que as marcas vêm incorporando em sua comunicação está, de fato, tendo efeito na relação de consumo das pessoas em datas comemorativas. “Antes, quando pensávamos em presentes de valor, tínhamos ideia de que tinha de ser coisas caras, carros, objetos valiosos, etc. Agora vivenciamos uma era de resgate à simplicidade e das relações humanas. As comunicações têm sido mais emotivas e apostando em conceitos que colocam sempre os relacionamentos acima das questões comerciais”, diz Ana.
Pais leem mais notícias nas redes
De acordo com a pesquisa, 83% dos pais declararam que o mais importante da data é passar o dia ao lado dos filhos. O palco da celebração deve ser o próprio lar: para 59% dos entrevistados, o Dia dos Pais será passado em casa e não em restaurantes ou outros ambientes externos.
Confira o gráfico com os dados da pesquisa feita pela Omelete Inteligência:
(Crédito: Omelete Inteligência)
Compartilhe
Veja também
Starbucks lança linha de produtos com a Farm Rio
A coleção de garrafas, canecas e copos térmicos, com cinco estampas inspiradas na tropicalidade e beleza natural do Brasil, chega às lojas Starbucks no dia 20 de maio
Após acordo, EUA e China reduzem tarifas temporariamente
Negociações preliminares incluem tarifas de 30% sobre a China por 90 dias e aliviam temores sobre guerra comercial iniciada em abril