Habilitação e carro despertam menos interesse entre a geração Z
Pesquisa realizada pela Localiza&CO buscou analisar as diferentes gerações no que tange à obtenção da carteira nacional de habilitação
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Meio & Mensagem
13 de março de 2025 - 10h19
(Crédito: Shutterstock)
Pela primeira vez em 20 anos, o meio de transporte individual (carro, moto e veículo por aplicativo) superou o coletivo (ônibus, metrô e trem). Essa é a análise feita pela pesquisa Origem e Destino do Metrô de São Paulo, divulgada em fevereiro deste ano.
Apesar de o transporte público ainda ser amplamente utilizado pela maioria dos paulistas, a preferência por veículos particulares tem crescido nas últimas décadas, ultrapassando a pelos veículos coletivos (51,2% contra 48,8%).
Uma pesquisa recente guiada pela Localiza&CO, intitulada “Mobilidade Através das Gerações”, buscou investigar como as diferentes gerações encaram a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dos nascidos entre 1961-1981 (Geração X), 52% dos entrevistados dizem ser habilitados e utilizar o documento com frequência. Entre os Baby Boomers (1945-1960) a tendência é similar: 51% declaram possuir CNH e utilizá-la cotidianamente.
Ao observar as gerações mais novas, porém, é possível notar que menos da metade dos respondentes afirmam ser habilitados. Entre os millenials (1981-1994) apenas 42% são habilitados, enquanto entre a GenZ (1995-2009) o número cai para 38%.
A principal razão apontada pelos mais jovens para não obter a CNH ou dirigir com frequência é justamente a falta de um carro próprio, totalizando 41% dos respondentes.
Essa tendência se dá, em parte, devido ao alto custo para obter um veículo particular. De acordo com o Autoesporte, os automóveis chegaram a ficar R$ 40 mil mais caro no Brasil no último ano, afetando diretamente o poder de compra do brasileiro.
O levantamento apontou ainda outras duas razões para a baixa adesão da CNH: 28% dos respondentes não veem necessidade no hábito de dirigir, enquanto 19% afirmam preferir outros meios de transporte.
Apesar da dificuldade crescente em obter e manter um veículo particular, a GenZ se mostra a mais engajada na intenção de obter a carteira de motorista: 41% dos respondentes colocam o processo de obtenção em seus planos futuros. Entre a geração Y a adesão também é grande, com 32% dos respondentes demonstrando interesse me obter a CNH.
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