Marketing
Louis Vuitton planeja homenagem à Virgil Abloh
O famoso designer do universo do luxo morreu aos 41, após dois anos de batalha contra um câncer
Louis Vuitton planeja homenagem à Virgil Abloh
BuscarLouis Vuitton planeja homenagem à Virgil Abloh
BuscarO famoso designer do universo do luxo morreu aos 41, após dois anos de batalha contra um câncer
29 de novembro de 2021 - 17h20
Virgil Abloh, famoso designer da LVMH e a figura negra mais conhecida do segmento de luxo, morreu neste domingo, 28, aos 41 anos, após batalhar contra o câncer durante anos. Sua morte levou a um derramamento de emoções por parte de celebridades do mundo da moda e de entretenimento ao redor do mundo.
Um post na conta do Instagram de Abloh diz que ele lutou contra um angiossarcoma cardíaco, uma rara e agressiva forma de câncer, desde 2019. Uma homenagem ao designer será feita em Miami na quinta-feira, 2, enquanto a Louis Vuitton planejou uma passarela para mostrar a coleção primavera-verão 2022 na cidade da Flórida.
A morte de Virgil Abloh chocou o mundo da moda, onde ele é lembrado não somente por sua influência na cultura de sneakers e streetwear com sua marca, Off-White, mas também pelo seu sucesso em revitalizar a Louis Vuitton após sua nomeação como chefe de design de roupas masculinas, em 2018. Em julho, a LVMH comprou 60% das ações da Off-White e nomeou Virgil a um papel maior no conglomerado, dando ele a autoridade de criar marcas além da moda.
“Nós estamos todos chocados”, diz o CEO da LVMH, Bernard Arnault. “Virgil não foi somente um designer genial, um visionário, ele foi também um homem com uma alma bonita e grande sabedoria.”
A LVMH elevou Abloh em parte para ajudar a empresa a manter a captura de uma parcela mais jovem e diversa de consumidores. Na era das mídias sociais, o designer se distinguiu por ganhar mais de seis milhões de seguidores no Instagram, onde seus posts refletiam inspirações diárias e suas últimas criações, colaborações e viagens.
Designers de moda como Stella McCartney e Donatella Versace postaram tributos para Virgil Abloh. Em declaração, Ralph Toledano, presidente da French Federation of Haute Couture and Fashion, elogiou Abloh por “sua disposição em quebrar barreiras”. A Gucci, a maior marca da rival Kering AS, disse em um post que Virgil foi uma “inspiração para todos nós”.
We would like to extend our most heartfelt condolences to the loved ones of Virgil Abloh, an immense inspiration to us all both as a designer and as a person. He will be deeply missed though his vision will live on through the trails that he blazed throughout his career. pic.twitter.com/T8gXyNkJzH
— gucci (@gucci) November 28, 2021
A influência de Virgil Abloh alcançou além do mundo da moda. Ele criou capas de álbum para artistas como Kanye West e considerava artistas, como o rapper Drake, como amigos pessoais. O grupo de K-pop, BTS chamou o designer de “gênio verdadeiramente criativo” em seu Twitter oficial.
RIP Virgil Abloh , you will be missed.
It was an honor to work with you. A true creative genius.— 방탄소년단 (@BTS_twt) November 28, 2021
Nos esportes, os designs de Abloh eram mais visíveis na NBA através da campanha da Louis Vuitton com a liga e nas colaborações da Off White x Nike usadas por estrelas como Russell Westbrook, Draymond Green e Jordan Clarkson. Virgil também trabalhou com a Nike para desenvolver uma chuteira para Kylian Mbappé, astro do Paris St-Germain.
A Louis Vuitton, cuja divisão das roupas femininas é comandada pelo diretor artístico Nicolas Ghesquiere, é parte da unidade de moda e da LVMH que contribuiu para mais de 41% da receita do grupo em 2019.
O analista da Sanford C. Bernstein, Luca Solca, estima que a contribuição das roupas masculinas na receita total da Louis Vuitton é uma porcentagem “no meio dos dígitos singulares”, com o resto vindo da divisão feminina tais como bolsas e acessórios. Solca espera ver uma demanda forte num curto prazo tanto pelas roupas masculinas quanto pela Off-White, enquanto consumidores querem “guardar suas últimas criações”.
Virgil Abloh nasceu em Rockford, Illinois, no dia 30 de setembro de 1980, filho de pais ganeses. Ele ganhou um diploma de engenharia civil da Universidade de Wisconsin-Madison antes de completar seu mestrado em arquitetura pelo Illinois Institute of Technology. Abloh deixa sua esposa, Shannon, e seus dois filhos, Lowe e Grey.
Compartilhe
Veja também
Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro
Público poderá comprar as peças nos shows da turnê, a partir de 2025, além do e-commerce da marca
Rock in Rio 2024: confira as ativações das marcas no festival
Edição de 40 anos do Rock in Rio tem a presença de 85 marcas e 130 ativações espalhadas pela Cidade do Rock