Pesquisa: 82% dos brasileiros fazem ao menos uma compra online por mês
Relatório de Identidade e Fraude 2025 de Serasa Experian indica, no entanto, que 48,1% dos brasileiros já deixaram de finalizar um pedido por não confiar no site ou aplicativo
Pesquisa: 82% dos brasileiros fazem ao menos uma compra online por mês
BuscarPesquisa: 82% dos brasileiros fazem ao menos uma compra online por mês
BuscarRelatório de Identidade e Fraude 2025 de Serasa Experian indica, no entanto, que 48,1% dos brasileiros já deixaram de finalizar um pedido por não confiar no site ou aplicativo
Meio & Mensagem
14 de maio de 2025 - 6h00
O e-commerce já faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Isso é o que mostra o relatório de Identidade e Fraude 2025 de Serasa Experian ao revelar que 82% dos consumidores brasileiros realizam pelo menos uma compra online por mês.
(Crédito: Andrey Popov/Shuttertock)
O levantamento indica ainda que mulheres são as que mais compram e vendem itens online (60,1% em comparação com 53,2% dos homens) e as que realizam mais pedidos de comida (52,7% versus 43,1% dos homens).
Elas lideram o consumo em praticamente todas as categorias, com ênfase para roupas, eletrônicos e produtos de beleza ou bem-estar (66,3%, contra 52,9% dos homens). No entanto, os homens assumem a liderança em três categorias: apostas esportivas, jogos online e solicitação de cartões de crédito.
O relatório mostra ainda que a classe A é a que tem o maior volume de atividades online, com destaque para categorias, como encomenda de mantimentos (34%) e consumo de livros e músicas (36,1%). Apesar de não ter tanta participação ainda, a classe C desponta em algumas frentes, como leitura e entretenimento, com alta de quase 10 pontos percentuais nessa categoria.
Embora datas, como Black Friday, Natal e Dia das Mães, fomentarem picos de vendas, o estudo indica que o consumo digital é um comportamento contínuo, uma vez que 33,4% dos consumidores afirmam realizar entre duas e três compras online por mês.
Apesar disso, o levantamento mostra que o cenário de compras online no País exige atenção com segurança. Isso porque 48,1% dos entrevistados já deixaram de finalizar um pedido por não confiar no site ou aplicativo, fator que só perde para o frete caro (veja abaixo).
Esse comportamento revela que o crescimento do consumo vem acompanhado da expansão das fraudes. Neste sentido, o relatório revela que 51% dos consumidores já foram vítimas de fraude, o que, segundo Caio Rocha, diretor de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, reforça a importância de camadas múltiplas de verificação de identidade para combater esse cenário de insegurança.
Compartilhe
Veja também
Keeta, novo app chinês, chega ao Brasil com investimento de R$ 5 bilhões
Recursos serão aplicados ao longo dos próximos cinco anos; a data de lançamento da plataforma de entrega de comidas ainda não foi anunciada
Com Rayssa Leal, Sophia Medina e Miguel Pupo, Volvo amplia squad de embaixadores
Grife automotiva visa encontrar parceiros que se conectem com seus pilares de inovação, sustentabilidade e jovialidade