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ESPN adquire direitos do College Football

Acordo, válido por 12 anos, é estimado em US$ 7 bilhões, e cobre a fase mata-mata do futebol norte-americano


22 de novembro de 2012 - 12h42

A ESPN, que é controlada pela Walt Disney, acaba de fechar um acordo para a transmissão de todos os jogos do novo sistema nacional do campeonato norte-americano de futebol, chamado New College Football Playoffs. Os direitos pela transmissão são estimados em US% 500 milhões por ano. Pelo negócio, a ESPN começará a transmitir a fase do mata-mata do futebol americano a partir da temporada de 2014 pelos próximos 12 anos, o que equivale a US$ 7 bilhões pelos direitos de transmissão até 2026.

Os times que compõem o futebol universitário americano são mais de 1 mil e os playoffs da New College Football atraem audiência equivalente aos eventos relacionados à liga profissional de futebol, a NFL. Inclusive, num processo semelhante à NFL, o jogo que definirá o título dos playoffs não faz parte do acordo para a transmissão da ESPN. Esse jogo será disputado pelas emissoras a cada temporada, em separado, assim como acontece com o Super Bowl. O atual acordo entre a ESPN e os organizadores do News College Football incluem os direitos para TV, rádio, celular e transmissões internacionais.

A atenção dada ao que seria uma categoria abaixo da NFL, dentro do contexto do futebol americano (como a segunda divisão do futebol brasileiro), se deve à grande popularidade do futebol universitário entre os americanos e desperta o interesse de outras grandes empresas como a News Corp., que planeja lançar uma rede nacional de esportes justamente para fazer frente à ESPN. A News Corp. adquiriu 49% de participação da Yes Network, rede que tem acordo com o time de beisebol New York Yankees, que é um dos times esportivos mais bem avaliados em todo o mundo, atrás apenas dos times de futebol Manchester United, da Inglaterra, e do Real Madrid, da Espanha.

Atualmente, a ESPN detém os direitos para transmitir o Super Bowl até 2014. As finais do futebol americano geraram, em 2011 e no ano passado, as duas maiores audiências da história da TV a cabo nos EUA.

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