Assinar

Exame prepara expansão latina

Buscar
Publicidade
Mídia

Exame prepara expansão latina

Cláudia Vassallo, nova diretora superintendente da Unidade de Negócios e Tecnologia da Abril, anuncia projetos da temporada


12 de junho de 2012 - 9h17

Daqui a um mês, quando a 39a edição da Exame Melhores e Maiores chegar às bancas e aos assinantes, terá sido dado o primeiro passo para a internacionalização do título no mercado latino-americano: decisão inédita, neste ano serão incluídas no superranking das empresas mais bem-sucedidas companhias de nossos países vizinhos. As 200 maiores empresas da região serão listadas por valor de mercado e por receita líquida.

Cláudia Vassalo, a nova diretora superintendente da Unidade de Negócios e Tecnologia da Abril — há exatamente 60 dias no cargo, em substituição a Alexandre Caldini, que assumiu a presidência do Valor Econômico na primeira semana de abril — afirma que a inclusão de companhias latino-americanas está ligada a um bom momento da região. “A América Latina, guardadas às devidas exceções, está num momento muito bom”, avalia. “E realmente acreditamos que o Brasil tem tudo para se tornar o grande centro de negócios da América Latina, e o continente, apesar de toda a crise global, vem demonstrando um desempenho muito robusto”, completa.

Neste primeiro momento, a Exame incluiu as companhias latino-americanas no ranking e em curto prazo os planos preveem uma expansão da marca para os países da região — por meio de eventos, por exemplo—, mas Claudia afirma que o lançamento de um título regional, por mais que desejável e relevante, ainda não faz parte do planejamento mais imediato. “Essa nossa incursão latino­americana é um primeiro passo para se fazer uma série de ações. Ainda não posso dizer que teremos uma edição da Exame, mas isso abre uma oportunidade para eventos ou edições especiais em outros países”, revela.

“É um passo para irmos consolidando a nossa marca fora do Brasil, em mercados onde ela faça sentido”, conta Cláudia. A Melhores e Maiores ganha, também, um aplicativo mais funcional, com possibilidade de cruzamento de dados e tradução para o inglês para tablets. A revista Exame já está presente em Portugal e na África, por meio de parcerias de licenciamento da marca e do conteúdo editorial. No final de maio, mais um país da comunidade de língua portuguesa passou a contar com o título: foi anunciado o lançamento da Exame em Moçambique, com iniciativa da Plot Content Agency , que opera também a edição angolana.

Desafios

Ao assumir o posto de diretora superintendente da unidade, Cláudia Vassallo confessa que sentiu um “frio na barriga”. Apesar dos 20 anos de experiência em várias funções e editorias da Exame, onde começou como trainee, Cláudia reconhece que talvez lhe faltasse um conhecimento mais profundo nas áreas de propaganda e marketing. Por outro lado, ressalta, o know-how jornalístico pode ajudar no novo cargo.

A fórmula da sua gestão, segundo Cláudia, será oferecer um conteúdo de relevância com foco em inovação e que antecipe tendências e sinalize caminhos para o mercado. O lançamento ou reformulação, nos últimos anos, dos títulos do núcleo que agora dirige, depois de duas décadas na redação de Exame, já revelava essa vocação do núcleo: além da Exame, a Exame PME, Você S/A e Você RH, Info, o site Exame.com, todos sob sua responsabilidade, agora. “Quando Exame nasceu, há 45 anos, o Brasil mal tinha um mercado. Era basicamente um país que estava saindo de uma economia agrícola. Temos uma vocação de nos posicionar à frente”, afirma.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também