Modelo de transmissão do Paulistão tem aprovação dos espectadores
Pesquisa encomendada pela própria Federação Paulista de Futebol sinaliza aprovação das transmissões fragmentadas da competição

Corinthians e Palmeiras protagonizarão final do Paulistão em 2025 (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Corinthians e Palmeiras protagonizam na próxima quinta-feira, 27, a final da 85ª edição do Campeonato Paulista, chancelado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O principal clássico da cidade de São Paulo será a 3ª final que acontece sob os novos moldes de venda de direitos, organizada pela federação.
Desde 2022, quando encerrou seu contrato com a Globo, a FPF passou a comercializar a exibição do torneio de forma fragmentada, com partidas exibidas de forma gratuita na televisão aberta e no YouTube, além de presença em streamings e TV por assinatura. Este ano, Record, YouTube (CazéTV), TNT e Paulistão foram os meios escolhidos.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto PoderData, encomendada pela prórpia FPF, apontou que 79% dos entrevistados aprovam esse estilo de transmissão. Outros 13% desaprovam e 8% não souberam responder.
O estudo foi realizado com 2.500 pessoas em 102 municípios do Estado de São Paulo entre os dias 19 e 22 de fevereiro, considerando apenas pessoas que relataram acompanhar jogos pela TV ou nos estádios.
Esses dados refletem na audiência dos players de mídia. Com a semifinal entre Corinthians e Santos, o canal do streamer Casimiro Miguel alcançou 8,2 milhões de dispositivos.
Já a Record aumento de 35,5% na quantidade de telespectadores nas duas finais exibidas. Segundo dados divulgados pela emissora de TV aberta, o primeiro jogo da final manteve uma média de 20 pontos de audiência no último domingo, 16.
Atenção de marcas e geração de receita
Desde que aconteceu a mudança na forma de negociação dos direitos de transmissão, a FPF também fez alterações na captação de receitas para se aproximar de patrocinadores.
Desde então, o Paulistão Sicredi alcançou o valor de R$ 1 bilhão distribuídos aos clubes. Neste ano, os 16 clubes participantes arrecadaram mais de R$ 400 milhões, além dos valores em bilheteria e outras receitas.
A federação conta, atualmente com 19 patrocinadores. São eles: 7K Bet, Assai, Betano, BetNacional, Betesporte, Bet365, Bis, BYD, Centauro, Clear, Cruzeiro do Sul, Eurofarma, Flanax, Havaianas, HiperBet, Lays, Penalty, Rayovac, e Sicredi,