Assinar
Olimpíadas

Anfitriões da festa

Com número recorde de 25 canais de TV na transmissão, mídia brasileira inicia maior cobertura poliesportiva da sua história


19 de julho de 2016 - 10h13

Reportagem publicada na edição Meio & Mensagem Marketing na Olimpíada em novembro de 2015.

Por Fernando Murad

20150805-TB-Balada-Olímpica-13

Flavio Canto e Carol Barcellos comandam o programa especial Balada Olímpica, na Globo | Crédito: Globo/ Tatá Barreto

Participar da maior festa esportiva mundial e contá-la em todos os detalhes para seu público já é uma responsabilidade e tanto para um veículo da imprensa. Imagine então a pressão gerada para atender às expectativas quando o evento acontece em sua própria casa. É com esse enorme desafio à frente que a mídia brasileira tem se planejado desde a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 para entregar ao público brasileiro e aos visitantes internacionais a maior cobertura poliesportiva da sua história.

Após uma experiência de transmissão exclusiva na TV aberta em Londres 2012, quando apenas a Rede Record exibiu a competição, os telespectadores brasileiros terão três opções em 2016: Bandeirantes, Globo — que venceram a concorrência promovida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com uma proposta conjunta — e a própria Record. No caso da TV por assinatura o número de canais é ainda maior. Além de BandSports, ESPN e SporTV,­ que transmitiram os últimos jogos, a Fox Sports entrou no time de emissoras olímpicas. Somadas, as empresas disponibilizarão 22 canais com transmissões e noticiários ao vivo para os assinantes.

Principal emissora do País, a Globo se prepara desde 2009, quando o Rio de Janeiro foi anunciado como sede, para seu retorno às coberturas olímpicas. O evento mexerá com toda a sua programação, especialmente no horário nobre. Serão 160 horas no ar, sendo 110 horas de transmissões ao vivo com câmeras exclusivas nos principais esportes. O planejamento inclui reportagens, séries e quadros especiais que explicam modalidades, apresentam atletas e relembram histórias do esporte. A Globo projeta exibir duas mil reportagens e 30 séries especiais com temas olímpicos até o início dos Jogos, em 5 de agosto do ano que vem.

Durante os 17 dias de competição, o canal exibirá cerca de nove horas diárias de conteúdo olímpico, a maior parte em horário nobre, principalmente de modalidades como natação, atletismo, judô, vôlei, ginástica, basquete, vôlei de praia, handebol e futebol. As transmissões dos Jogos, a cobertura nos telejornais e os programas esportivos têm o patrocínio de Bradesco, Claro, Coca-Cola, Fiat, Nestlé e Procter & Gamble.

“Aprendemos muito com a cobertura da Copa do Mundo. Mas os Jogos Olímpicos são ainda mais desafiadores, do ponto de vista logístico e de conteúdo. A Copa durou um mês, se espalhou por 12 cidades-sede e teve uma final. Na Olímpiada, são 42 esportes, com 306 disputas que envolvem medalhas e competições simultâneas concentradas em 17 dias e em 33 locais de uma única cidade. Nossa intenção é levar o espírito olímpico para a casa de todos os brasileiros, não importa em que canto do País eles estejam”, informa o departamento de Comunicação da emissora.

Em agosto passado, a um ano do início dos Jogos, o canal estreou o programa especial Balada Olímpica. Apresentado por Carol Barcellos e Flavio Canto, é exibido mensalmente, todas as primeiras segundas-feiras do mês. Durante a Rio 2016, a atração será diária com um resumo dos principais momentos. Além disso, a Globo terá um estúdio especial, montado dentro do Parque Olímpico, de onde serão ancorados os telejornais e a transmissão de algumas competições.

A Band, por sua vez, pretende exibir mais de 300 horas de cobertura. A grade dará espaço integral ao evento. Além da transmissão das disputas ao vivo — com destaque para os atletas brasileiros e para as competições onde há chances reais de medalhas —, serão exibidos um jornal pela manhã, com a agenda do dia, e outro à noite, com os principais momentos. O time de comentaristas, que já conta com Neto, Denilson, a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Virna, o campeão olímpico de vôlei Marcelo Negrão e o tenista Flavio Saretta, ainda será reforçado.

“Por ser no Brasil, a expectativa, tanto em termos de audiência quanto ao resultado comercial, é grande. É difícil fazer a comparação com outras Olimpíadas, mas, sem dúvida, o projeto olímpico será um dos pilares da Band no ano que vem”, afirma Marcelo Mainardi, vice-presidente de comercialização da Band, que negociou cotas de patrocínio da transmissão com Ricardo Eletro, Nova Schin, Bradesco, Sadia e Correios (ainda há duas disponíveis).

Em termos de equipe, além dos dois mil profissionais da Globo (incluindo Globo, SporTV e globoesporte.com), o time olímpico da emissora contará com dez ex-atletas que somam 15 medalhas olímpicas e vários títulos mundiais. São eles Gustavo Kuerten (Guga), Tande, Giba, Gustavo Borges, Hortência, Flavio Canto, Fabi, Shelda, Maurren Maggi e Daiane dos Santos. Procurada para detalhar seus planos, a Record informou que ainda não está falando sobre sua cobertura do evento.

 

Publicidade

Compartilhe