Anfitriões da festa
Com número recorde de 25 canais de TV na transmissão, mídia brasileira inicia maior cobertura poliesportiva da sua história
Com número recorde de 25 canais de TV na transmissão, mídia brasileira inicia maior cobertura poliesportiva da sua história
Victória Navarro
19 de julho de 2016 - 10h13
Reportagem publicada na edição Meio & Mensagem Marketing na Olimpíada em novembro de 2015.
Por Fernando Murad
“Aprendemos muito com a cobertura da Copa do Mundo. Mas os Jogos Olímpicos são ainda mais desafiadores, do ponto de vista logístico e de conteúdo. A Copa durou um mês, se espalhou por 12 cidades-sede e teve uma final. Na Olímpiada, são 42 esportes, com 306 disputas que envolvem medalhas e competições simultâneas concentradas em 17 dias e em 33 locais de uma única cidade. Nossa intenção é levar o espírito olímpico para a casa de todos os brasileiros, não importa em que canto do País eles estejam”, informa o departamento de Comunicação da emissora.
Em agosto passado, a um ano do início dos Jogos, o canal estreou o programa especial Balada Olímpica. Apresentado por Carol Barcellos e Flavio Canto, é exibido mensalmente, todas as primeiras segundas-feiras do mês. Durante a Rio 2016, a atração será diária com um resumo dos principais momentos. Além disso, a Globo terá um estúdio especial, montado dentro do Parque Olímpico, de onde serão ancorados os telejornais e a transmissão de algumas competições.
A Band, por sua vez, pretende exibir mais de 300 horas de cobertura. A grade dará espaço integral ao evento. Além da transmissão das disputas ao vivo — com destaque para os atletas brasileiros e para as competições onde há chances reais de medalhas —, serão exibidos um jornal pela manhã, com a agenda do dia, e outro à noite, com os principais momentos. O time de comentaristas, que já conta com Neto, Denilson, a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Virna, o campeão olímpico de vôlei Marcelo Negrão e o tenista Flavio Saretta, ainda será reforçado.
“Por ser no Brasil, a expectativa, tanto em termos de audiência quanto ao resultado comercial, é grande. É difícil fazer a comparação com outras Olimpíadas, mas, sem dúvida, o projeto olímpico será um dos pilares da Band no ano que vem”, afirma Marcelo Mainardi, vice-presidente de comercialização da Band, que negociou cotas de patrocínio da transmissão com Ricardo Eletro, Nova Schin, Bradesco, Sadia e Correios (ainda há duas disponíveis).
Em termos de equipe, além dos dois mil profissionais da Globo (incluindo Globo, SporTV e globoesporte.com), o time olímpico da emissora contará com dez ex-atletas que somam 15 medalhas olímpicas e vários títulos mundiais. São eles Gustavo Kuerten (Guga), Tande, Giba, Gustavo Borges, Hortência, Flavio Canto, Fabi, Shelda, Maurren Maggi e Daiane dos Santos. Procurada para detalhar seus planos, a Record informou que ainda não está falando sobre sua cobertura do evento.
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna