Mais uma faceta do BBB25
Reality é uma grande oportunidade para marcas impulsionarem as suas estratégias mobile
Reality é uma grande oportunidade para marcas impulsionarem as suas estratégias mobile
20 de fevereiro de 2025 - 14h00
Historicamente, o primeiro trimestre costuma ser bastante desafiador para as marcas em geral. Após os gastos elevados com as festas de final de ano e o peso das contas dos primeiros meses, o consumidor tende a se conter nos gastos. Neste cenário, a principal missão dos anunciantes é manter os níveis de vendas, mesmo em um período de desaquecimento econômico. Uma grande oportunidade para driblar a dificuldade do período é o Big Brother Brasil, que se consolidou como um dos principais eventos de mídia do início do ano, se mostrando uma oportunidade interessante para aumentar o engajamento e a conversão no ambiente mobile.
Como aponta a pesquisa da Wake Creators, empresa especializada em marketing de influência, o BBB é o reality show preferido dos brasileiros com 61% dos participantes do estudo. Dado que mostra a relevância do programa como um dos principais eventos de mídia do País, com alto potencial para campanhas de marcas. Não à toa, apenas em 2024, o BBB contou com a participação de 31 marcas, sendo 14 patrocinadores e 17 anunciantes, comprovando a sua relevância e impacto no mercado publicitário.
Marcas patrocinadoras ou não do programa podem aproveitar a sua visibilidade para expandir a sua presença digital e estabelecer conexões mais profundas com uma audiência altamente engajada. A integração de campanhas entre a televisão e o mobile, aliada a ações específicas durante eventos-chave do programa (como Prova do Líder, Paredão e Big Fone), são formas eficazes de capturar a atenção do público. Um exemplo seria a campanha de um e-commerce de moda que sugere looks inspirados no Paredão. Embora simples, essa estratégia pode inserir a marca nas conversas em torno do programa e ampliar o seu alcance junto ao público-alvo.
Outro ponto importante são as campanhas de anúncios segmentados para mobile, que permitem atingir consumidores conectados ao programa em momentos cruciais. A final do BBB 24, por exemplo, registrou uma média de 27 pontos de audiência na Grande São Paulo, com picos de 29 pontos, demonstrando o grande poder de fidelização do programa. Para marcas, essa fidelidade do público pode ser traduzida em engajamento. Anúncios estratégicos e alertas durante momentos de grande expectativa do programa podem reforçar a conexão emocional entre a marca e os consumidores e, nos tempos atuais, isso é de extrema importância.
No mundo mobile
As estratégias mobile também podem, e devem, ser personalizadas para diferentes sistemas operacionais. No Android, é possível segmentar notificações push ou anúncios nativos para dispositivos que possuam apps relacionados ao programa instalados. Já no iOS, ferramentas como o Apple Search Ads e a segmentação por palavras-chave relacionadas ao BBB podem ser cruciais para campanhas mais focadas em conversão, com o bônus de atingir um público com Receita Média por Usuário (ARPU) de 1,7 a 2 vezes maior em comparação com o Android em apps.
Além de sua grande audiência, o Big Brother Brasil 2025 se estabelece como um verdadeiro fenômeno multiplataforma, com grande presença em diferentes canais, incluindo redes sociais, aplicativos e transmissões ao vivo. E, quando o assunto é o mercado mobile, o Brasil continua se destacando. O relatório “Análise Mobile 2024”, da Rocket Lab, apontou que o Brasil foi o 4º país no mundo em downloads de aplicativos, com impressionantes 10,2 bilhões de downloads em 2023. Além disso, os brasileiros gastaram US$ 1,7 bilhão em apps no mesmo ano, um crescimento de 26,2% em relação ao ano anterior.
Portanto, combinar a força de grandes eventos como o BBB com estratégias bem planejadas – e executadas – no mobile pode ser um caminho certeiro para marcas que querem engajar e converter de verdade. Afinal, se o público está online, interagindo e consumindo conteúdo, cabe aos anunciantes e suas agências saberem como surfar nessa onda para obter resultados concretos. Ou seja, o momento é agora, e a presença digital será um diferencial competitivo crucial para quem deseja se destacar (e lucrar) na carona do BBB.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas