Nacionalização da marca: processo vai além de apenas buscar clientes em novas regiões
O crescimento sustentável, deve ser fruto de um trabalho interno e externo de planejamento e investimento constantes
Nacionalização da marca: processo vai além de apenas buscar clientes em novas regiões
BuscarNacionalização da marca: processo vai além de apenas buscar clientes em novas regiões
BuscarO crescimento sustentável, deve ser fruto de um trabalho interno e externo de planejamento e investimento constantes
Não basta apenas pensarmos em soluções que sirvam apenas para uma região ou cidade, é preciso pensar desde o início na possibilidade de atuação em outros estados e até quem sabe, países (Crédito: Shutterstock)
Muito se discute sobre ampliar a atuação de uma marca regional e como esse processo impulsiona o crescimento das empresas. Sobre isso, o Mapa das Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) mostrou que foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no país, nos primeiros quatro meses de 2022.
Esses dados apontam para a criação contínua de novas companhias no Brasil, sendo que são inúmeras as marcas, fortemente ligadas a uma determinada região. Depois de uma bem-sucedida estratégia de marketing e comunicação aliada à distribuição, essas empresas − antes com características locais − conseguem ganhar proporções nacionais, alcançadas também a partir de novas unidades de negócio.
Entretanto, é preciso deixar bem claro, que para que essa ampliação funcione, ela necessita estar muito bem fundamentada no crescimento sustentável, originado principalmente a partir da combinação de investimentos em comunicação, marketing, treinamento de colaboradores e área comercial. Assim, mais do que querer crescer, é importante que a empresa invista em ações concretas e objetivas, direcionando seu foco no que realmente faz a diferença.
No caso das administradoras de consórcio, o caminho para o sucesso não é diferente. Como uma companhia que tem o objetivo de democratizar o crédito e ajudar pessoas em suas conquistas pessoais e materiais, a partir de um planejamento de vida, muitas são as tarefas a serem cumpridas diariamente para se chegar aos diversos estados brasileiros, atendendo clientes das mais diversas culturas, níveis sociais e localizações.
Neste contexto, acredito que é imprescindível que haja um alto e constante investimento em ações ligadas a este segmento e ao branding para que uma empresa seja conhecida de maneira correta pelo público e ganhe a confiança dos consumidores. Além disso, e não menos importante está o investimento em pessoas e no treinamento de profissionais e colaboradores que trabalharão com o produto junto aos clientes, que são os principais personagens desta história.
Para isso acontecer, nada mais eficiente do que a capacitação constante e a criação de uma plataforma na qual esteja embarcado todo conhecimento e diretrizes (cursos, informações e outros), a fim de que todos tenham um acesso rápido e direto ao que necessitam no momento de oferecerem seu produto à sociedade, processo que vai muito além de uma simples venda. Por isso, é fundamental ter uma estratégia consolidada, analisando todos os fatores internos e externos que serão impactados e alterados com a expansão da marca.
Aqui vale ressaltar que, não basta apenas pensarmos em soluções que sirvam apenas para uma região ou cidade, é preciso pensar desde o início na possibilidade de atuação em outros estados e até quem sabe, países. Além dos compromissos e motivações citadas anteriormente, a tecnologia é um tema que deve permear todo o processo, com o objetivo de criar de uma solução que não tenha limitações geográficas e que possa se adaptar e impactar diferentes comunidades.
Verifica-se assim, que a nacionalização de uma marca vai muito além da busca por clientes em novas regiões. Ela deve ser o fruto de um trabalho interno e externo, com foco no planejamento e investimento constantes, que amplia horizontes sim, mas de forma sustentável, a fim que se perpetue e cresça na vida dos brasileiros, ajudando-os na obtenção de bens e em suas realizações.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas