Negócios do futuro

Buscar
Publicidade

Opinião

Negócios do futuro

Equilibrando inovação, ética e rentabilidade no mundo corporativo contemporâneo


18 de março de 2024 - 14h00

Nos últimos vinte anos, observamos avanços significativos nas discussões relacionadas a diversidade, equidade e inclusão (DEI) e temas correlatos, como a saúde mental, no mundo dos negócios. O que antes era debatido predominantemente dentro dos limites das empresas pioneiras e vistas como inovadoras, agora se estende para além desses espaços e passa a integrar as estratégias de negócios. Mais recentemente, esses temas têm sido reconhecidos como essenciais para a sustentabilidade e gestão de riscos das organizações, demonstrando uma evolução no alcance e importância no contexto empresarial contemporâneo.

Essa relevância também tem se refletido nos currículos dos programas de educação executiva das principais escolas de negócios do Brasil e do mundo. Essas instituições têm investido na contratação de profissionais especializados, patrocinado eventos com especialistas renomados, pesquisas acadêmicas e proposto parcerias com empresas e integração desses temas nos programas tradicionais. Essas iniciativas têm buscado preparar líderes e equipes gestoras para lidar com os negócios de forma eficaz, inovadora e responsável no presente e futuro.

Em um mundo cada vez mais interconectado e orientado pela tecnologia, as lideranças precisam desenvolver novas competências e capacidades para liderar de maneira eficaz. Habilidades como empatia, comunicação, liderança servidora, flexibilidade e adaptabilidade, respeito à diversidade, à equidade e à inclusão, habilidade de tomar decisões éticas, mentalidade de aprendizado contínuo, capacidade de lidar com a complexidade, conexão e relacionamentos autênticos e compreensão da tecnologia e inovação. Esse conceito coloca ênfase na importância de reconhecer a humanidade e a singularidade de cada indivíduo em um contexto organizacional, além de se adaptar às mudanças no ambiente de negócios e na sociedade.

Essa visão é validada quando analisamos os discursos das maiores lideranças empresariais do mundo como – Oprah Whinfrey (Oprah Winfrey Network), Jeff Bezos (ex-CEO da Amazon), Sheryl Sandberg (ex- COO da Meta), Elon Musk (fundador da Tesla), Mark Zuckerberg (CEO do Meta Platforms Inc.), Warren Buffett (CEO da Berkshire Hathaway), Jamie Dimon (diretor-executivo do JP Morgan) e Larry Fink (CEO da BlackRock). Eles refletem uma abordagem holística para o sucesso empresarial, combinando inovação, visão estratégica, responsabilidade social, liderança eficaz, transformação digital e foco no crescimento sustentável.

Inovação e tecnologia emergem como pilares fundamentais destacando a necessidade de manter-se na vanguarda do mercado por meio de ideias disruptivas e soluções tecnológicas avançadas. Uma visão estratégica de longo prazo enfatiza a importância de decisões que contribuam para o crescimento sustentável e a perenidade das organizações no cenário global.

O investimento social privado, governança e responsabilidade socioambiental destacam o compromisso das empresas com a sustentabilidade, a ética nos negócios e o impacto positivo na sociedade. A liderança eficaz e o cuidado com as pessoas reconhece a importância de equipes talentosas, motivadas e diversificadas para o sucesso organizacional.

Há necessidade de adaptar-se e inovar em um ambiente digital em constante evolução, explorando novas oportunidades de negócios e modelos operacionais. Por último, mas não menos importante, o crescimento sustentável e a rentabilidade mostram a importância de impulsionar o crescimento dos negócios de forma sustentável, garantindo a geração de valor para os acionistas e stakeholders.

Essas discussões não apenas têm moldado as organizações que lideram, mas também estão influenciando positivamente o cenário global dos negócios, mostrando que, ao reconhecer a diversidade, promover a equidade e cuidar da saúde mental, estamos construindo um futuro empresarial mais inclusivo, resiliente e próspero.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais