O papel das redes sociais na conexão entre marcas e a Geração Z
No marketing digital, a interação com as pessoas é um dos pontos mais importantes para se levar em consideração
O papel das redes sociais na conexão entre marcas e a Geração Z
BuscarO papel das redes sociais na conexão entre marcas e a Geração Z
BuscarNo marketing digital, a interação com as pessoas é um dos pontos mais importantes para se levar em consideração
(Crédito: Giuseppe Lombardo-iStock)
A força das redes sociais e plataformas de conteúdo tem exigido, cada vez mais, não só a presença das empresas nesses ambientes, mas, principalmente, o aumento da interatividade com o usuário. A conexão de conteúdo com uma comunidade está aproximando consumidores e marcas de uma forma que busca a naturalidade, com empatia e fluidez.
O mercado de marketing digital passa por intensas transformações. A interação com as pessoas é um dos pontos mais importantes para se levar em consideração na busca por resultados. Como a minha marca conversa e se conecta diretamente com determinado público? É preciso saber identificar as oportunidades, criar conteúdos envolventes e personalizar a comunicação.
O TikTok, um dos aplicativos mais acessados do mundo e plataforma de entretenimento de interesse da Geração Z (que engloba os nascidos a partir da segunda metade da década de 1990), é um exemplo de oportunidade para que as empresas possam dialogar diretamente com os nativos digitais, de forma leve e descontraída. Um dado da plataforma MindMiners, responsável por realizar pesquisas digitais, comprova a expressividade do aplicativo no Brasil. Quase 40% das 5.927 pessoas que participaram da pesquisa – homens e mulheres, entre 18 e 70 anos, das classes ABCDE – usam o TikTok em seus smartphones. Ainda segundo a plataforma, o aplicativo é utilizado, em média, duas vezes por semana.
Entre os brasileiros considerados “Tech Savvy”, ou seja, pessoas que dizem entender e se interessar por tecnologia e estão sempre ligadas no tema, houve um aumento de dois pontos percentuais em relação ao uso do aplicativo. No último trimestre do ano passado, 35% tinham o TikTok instalado. No primeiro trimestre deste ano, o total passou a 37%.
Pode parecer simplório, mas aderir ao mais novo desafio da rede social, que acaba engajando milhares de pessoas em diversas partes do planeta, faz toda a diferença no posicionamento de uma marca ao mostrar o quanto estamos de olho naquilo que agrada ao público. Mostra não só que sua marca está atualizada e quer interagir com seu público, mas também como está aberta ao diálogo. É preciso ter agilidade para conseguir aproveitar e se inserir em assuntos do momento e, como essas oportunidades aparecem o tempo todo nas redes sociais, esses micro-momentos permitem ampliar e reverberar o alcance de algumas mensagens, se bem aproveitados.
Se antes as marcas criavam todas as conversas com seus consumidores, hoje elas podem entrar nas conversas que já existem ou co-criar conversas com seu público. E é aí que cria-se uma espécie de elo virtual entre marca, conteúdo e usuário. Isso porque as tecnologias disponíveis em certos produtos podem ser amplamente exploradas no TikTok. Se pensarmos em smartphones, por exemplo, é possível utilizar uma série de recursos e efeitos para chamar atenção do usuário, já que a principal funcionalidade do aplicativo é gerar vídeos curtos. É uma plataforma que exalta a necessidade da criação de campanhas que se conectem diretamente com o target escolhido, por meio do uso de linguagens simples e diretas.
É claro, também, que os valores e a identidade da marca devem ser pilares fundamentais da estratégia no momento de elaborar e produzir conteúdos. É necessário saber equilibrar as vozes do TikTok com a identidade da empresa, a partir de propostas que se conectem de maneira natural com o usuário. Precisamos sempre nos colocar no lugar do consumidor e entender ao máximo como será essa troca de experiências.
Interativa, extremamente dinâmica e altamente capilarizada. Assim é o fluxo das redes sociais. Em um mundo cada vez mais conectado, fato é que torna-se imprescindível aproveitar as ferramentas disponíveis nessas plataformas para idealizar ações que levem em consideração as particularidades de cada uma, do público-alvo e, ainda, do perfil dos influenciadores. É preciso estar de olho para não perder grandes oportunidades de se comunicar e interagir com consumidores cada vez mais exigentes e conectados.
*Crédito da foto no topo: Nazarkru/iStock
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas