O valor de um profissional multidisciplinar
O profissional conhecido como T-shaped consegue mesclar a adaptabilidade e profundidade esperada pelo mercado de comunicação
O profissional conhecido como T-shaped consegue mesclar a adaptabilidade e profundidade esperada pelo mercado de comunicação
Foi-se o tempo em que se esperava do profissional apenas o conhecimento profundo em determinada área. Hoje, o mercado pede, além da profundidade, a capacidade de dominar conhecimentos correlatos. Isso é evidente em áreas bastante competitivas, inclusive no mercado publicitário.
Outro dia conheci o termo “T-shaped” e pensei que ele traduz muito bem a expectativa do mercado de trabalho. Os profissionais T-shaped são aqueles que possuem conhecimento profundo em uma área específica, representado pela linha vertical do “T”, enquanto a linha horizontal simboliza a capacidade de dominar de forma abrangente disciplinas correlatas. Essa combinação é cada vez mais valorizada no mundo dos negócios, pois permite que os profissionais se adaptem rapidamente a diferentes desafios e sejam mais preparados para o pensamento criativo e inovador.
Em geral, o conceito de profissional T-shaped é associado a setores de tecnologia e empreendedorismo, onde a inovação e a flexibilidade são cruciais. No entanto, a convergência de campos na comunicação exige também uma formação abrangente e multidisciplinar.
Já deve ter acontecido com você: uma vaga de emprego que indicava a exigência de formação acadêmica em publicidade, relações públicas ou jornalismo. Em outros tempos, entendíamos isso como alternativas possíveis; aliás, a formação em si tinha menos peso do que outras experiências.
Bom, essa não é mais a realidade, especialmente para os entrantes na carreira. Hoje, a formação acadêmica tem grande peso e a maioria das empresas, sem dúvida, adoraria contratar jovens profissionais que tivessem domínio em uma dessas áreas, mas preferencialmente que tivessem expertise oriunda não só de uma, mas dessas três áreas: a publicidade, o jornalismo e as relações públicas. E, se possível, outras ainda, como a ciência de dados, tecnologia e audiovisual. É muito, eu sei. Mas não é impossível, se considerarmos o que muitos chamam de life long learning. Eu chamo de espírito curioso.
Para o publicitário, acumular expertise de áreas como jornalismo e relações públicas pode trazer inúmeros benefícios. Do jornalismo, o publicitário pode aprender a produzir textos mais robustos e factuais, aprimorando a capacidade de comunicar mensagens claras e impactantes. Além disso, técnicas de checagem e verificação são ferramentas essenciais para evitar a disseminação de fake news, garantindo que as campanhas sejam baseadas em informações precisas e confiáveis.
Já nas relações públicas, o publicitário encontra valiosas lições em disciplinas como gestão de crise e reputação de marca. A habilidade de gerenciar a imagem de uma marca e lidar com situações de crise pode distinguir um bom publicitário de um espetacular. Além disso, aprender a lidar com diferentes públicos, não apenas o consumidor direto, mas também stakeholders diversos, enriquece a abordagem do publicitário e amplia o alcance e impacto de suas campanhas. Afinal, earned media é o nome da estratégia de comunicação de marca que mais ganha espaço na publicidade e demanda muito das expertises de PR e do jornalismo.
Além disso, nas empresas de modo geral, a presença de profissionais de comunicação e marketing multidisciplinares pode melhorar a comunicação interna e a eficiência operacional, uma vez que esses indivíduos servem como ponte entre diferentes departamentos, facilitando a integração e o alinhamento dos objetivos organizacionais.
Vale a ressalva de que é crucial que publicitários que incorporem técnicas jornalísticas, mantenham um compromisso firme com a ética, para garantir que as campanhas publicitárias não comprometam a veracidade dos conteúdos. O limite entre conteúdo editorial e publicitário deve ser claro, evitando confundir o público para garantir a confiança dos consumidores. A responsabilidade ética é fundamental para que a integração entre essas disciplinas contribua positivamente para a sociedade, promovendo uma comunicação honesta e responsável.
Nesse mundo onde práticas de diferentes campos de conhecimento estão convergindo, o valor do profissional multidisciplinar se torna evidente. Especialmente na publicidade e marketing, os profissionais T-shaped são ativos valiosos, pois é onde a inovação e a adaptação são essenciais.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas