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Vi uma indústria que me pareceu mais viva do que nunca se alimentando de inovação, eficiência e criatividade para se reinventar


28 de junho de 2019 - 13h53

(Crédito: FreePhotos/Pixabay)

Faz um mês que estou sem emprego formal, passo bem. Tenho tomado café com muitos amigos e recebido convites para almoçar porque muitos queridos querem saber: “Como você está?”. E a resposta ainda não foi diferente: “gastando muita sola de sapato e animada com as possibilidades que estão se abrindo”.

Parece estranho estar animada no cenário econômico que estamos vivendo, tão duvidoso e sem confiança. A estagnação e piora da economia nesses primeiros meses do ano são fatos. Mas o que chama a minha atenção é um outro lado do mercado que está se movimentando muito. Um lado que pode estar obscuro para quem passa os dias insistindo em reclamar.

O nosso mercado está se reinventado, principalmente no segmento das pequenas e médias agências. Muitas delas nem se consideram mais “agências” — estão mais positivas, trocando a choradeira por criatividade, trazendo inovação para a mesa em forma de metodologia, processo ou tecnologia.

Encontrei quem acredita que a transformação não está mais apenas no digital e já se posiciona como pós-digital. Conversei com quem não se define mais pelo canal. Vi que agências consideradas de evento ou promoção são, na verdade, as agências de brand experience. E que algumas agências de brand experience já são agências de mídia tidas como “parceiros estratégicos e de tecnologia” de seus clientes. Agências com pouco mais de dezoito funcionários atendendo grandes anunciantes — grandes mesmo. Outras que, apesar de estarem no ranking como top 20 do Kantar Ibope Media em investimento publicitário, acham que ainda podem fazer mais com o investimento que surge fora desse ranking. Formatos mais leves, inspirados na nova economia. Modelos de rede onde todos contribuem e todos ganham.

Nesse tempo, vi uma indústria que me pareceu mais viva do que nunca, se alimentando de inovação, eficiência e criatividade para se reinventar. E essa é uma boa notícia.

Se você continua reclamando da crise e achando que a nossa indústria está perto de morrer, é melhor se mexer. Algo pode estar morrendo dentro de você. Que tal trocar o seu dia de home office por um dia de road office? Novas e boas ideias podem surgir.

*Crédito da foto no topo: kmlmtz66/iStock

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