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Opinião

“Veganuary”: uma grande oportunidade para empresas  

Movimento que ano passado teve Xuxa como embaixadora no Brasil também já teve adesão de marcas como KFC, McDonald's e Burger King


14 de janeiro de 2022 - 15h32

Movimento incentiva que não apenas pessoas físicas, mas também as marcas façam parte (Crédito: Reprodução site Veganuary)

O mês de janeiro começa em sintonia com um movimento mundial. Sob o nome Veganuary – uma combinação dos termos em inglês vegan e January, January – esta organização e iniciativa que nasceu no Reino Unido em 2014, tornou-se uma das faces mais visíveis do veganismo no mundo, tendo alcançado mais de 2 milhões de pessoas que se inscreveram para experimentar uma alimentação vegana durante 31 dias, durante o mês de janeiro.

Uma iniciativa que procura divulgar em todo o mundo o movimento por um “janeiro vegano” onde milhares de pessoas se comprometam a seguir uma alimentação vegana durante o primeiro mês do ano, seja pelo impacto positivo deste tipo de alimentação na vida dos animais, no meio ambiente e também na nossa saúde.

Trata-se de um movimento em franca expansão que em sua edição de 2021 teve mais de 580 mil participantes ao redor do mundo. Sede oficial do desafio na América Latina, o Brasil teve a Xuxa como embaixadora, o que ajudou a que essa primeira campanha no país tenha sido um êxito. O país ficou entre os 10 primeiros com maior número de participantes, em um total de inscritos de mais de 200 países e territórios.

Mas o Veganuary não é só para as pessoas. As empresas podem encontrar nesse movimento coletivo uma oportunidade interessante de entrar no mercado de produtos à base de plantas, aproveitando o interesse massivo da população em substituir produtos de origem animal por outros com o mesmo sabor, só que feitos à base de plantas. A cada ano, mais empresas participam desse desafio, agregando lançamentos de novos produtos e cardápios veganos, além de ofertas especiais do catálogo plant-based que a empresa talvez já tenha.

De acordo com relatórios de Veganuary, durante a campanha de 2021, centenas de empresas participaram com mais de 570 lançamentos de novos produtos veganos e mais de 260 opções veganas adicionadas aos cardápios dos restaurantes. Nas edições passadas, após o final da campanha em janeiro, muitas das empresas participantes relataram um aumento significativo nas vendas e no envolvimento de sua base de clientes, além de ter alcançado novos.

Durante a edição de 2021, participaram empresas como KFC, McDonald’s e Burger King. Segundo o KFC, durante essa campanha, a empresa informou que vendeu um milhão de hambúrgueres veganos durante o primeiro mês de venda no Reino Unido, onde o Veganuary indica que esse tipo de participação traz às empresas uma receita ainda maior ao longo da temporada.

No Brasil, a oferta vegana é uma tendência que vem avançando dentro do mercado, respondendo à alta demanda por esse tipo de alimento. De acordo com um estudo demandado por Veganuary à Mintel Consulting, a oferta de lançamentos de produtos rotulados como veganos atingiu 7% no Brasil, com um crescimento de 2% nos últimos anos.

Hoje, as empresas veem no Veganuary e na comunidade que está abrindo mão do consumo de produtos de origem animal um nicho interessante para explorar com grande possibilidade de abertura de um novo mercado com ofertas atrativas, principalmente quando as estatísticas indicam que esse movimento só continuará crescendo ainda mais nos próximos anos.

 

 

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