Assinar

A arte do perfumista: criador de emoções e identidades

Buscar
Publicidade

Opinião

A arte do perfumista: criador de emoções e identidades

A criação de uma fragrância requer um equilíbrio de criatividade, conhecimento e trabalho em equipe

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


20 de setembro de 2024 - 10h12

É essencial reconhecermos a profunda relação que o consumidor brasileiro tem com fragrâncias e aromas. Em um país onde o perfume é mais do que um simples acessório, e sim uma verdadeira extensão do bem-estar, da limpeza e da autoestima, a profissão de perfumista possui um significado especial e merece ser muito celebrada, principalmente em seu dia, 21 de setembro. O perfume não só tem o poder de transformar o dia a dia, mas também de criar conexões emocionais profundas por meio da memória olfativa.

Sabemos que o olfato é um dos sentidos humanos que desperta muitos sentimentos, por exemplo, várias das emoções que sentimos ao longo de um dia são ativadas a partir de algum cheiro. Isso torna o trabalho do perfumista ainda mais fundamental. Para aprimorar seus conhecimentos, um “criador de fragrâncias” passa por treinamentos específicos para aperfeiçoar suas habilidades olfativas, com estudos profundos de matérias primas, compreensão técnica, aspectos físicos e químicos, além de muita experiência na perfumaria.

A criação de uma fragrância requer um equilíbrio de criatividade, conhecimento e trabalho em equipe. Na Unilever, cada novo briefing criativo que temos é único e, por isso, possuímos uma equipe multidisciplinar por trás da criação de uma fragrância exclusiva em produtos de cuidados para casa, cuidados pessoais e beleza. Além disso, contamos com uma equipe de avaliadores, técnicos de laboratório, profissionais de marketing, entre outros.

No processo de criação de Comfort Secrets, por exemplo, combinamos inteligência de mercado e tendências mundiais da perfumaria fina para criar fragrâncias sofisticadas, que convidaram as pessoas a uma exclusiva experiência de perfumação em amaciantes. Esta linha não só trouxe uma fórmula aprimorada com ingredientes de perfumaria fina, como também foi promovida de maneira a brincar com o mistério e a curiosidade do público.

A campanha do Comfort Secrets explorou um conceito intrigante, introduzindo uma nova forma de apresentar esse processo de longa permanência no universo dos amaciantes. Criamos uma narrativa de mistério e trouxemos o repórter investigativo Chico Felitti para conduzir o público em uma jornada para desvendar a novidade. O resultado foi muito positivo, além de gerarmos diversas conversas sobre o lançamento, nosso case está entre os finalistas do Effie Awards Brasil.

No Brasil, o amor por fragrâncias vai além da apreciação estética: ele está entrelaçado com o conceito de bem-estar e a construção da autoestima e, em diversos casos, procurando por experiências de produtos que tragam essas sensações.O impacto de um perfume influencia no estado emocional e na percepção pessoal. A memória olfativa é particularmente poderosa e capaz de gerar conexões duradouras com eventos, pessoas e momentos significativos. Esse vínculo profundo entre aromas e memórias torna a perfumaria uma parte integral da vida cotidiana dos brasileiros.

Nos últimos anos, essa conexão com o desenvolvimento minucioso de fragrâncias ganhou ainda mais destaque, refletindo a crescente valorização dos brasileiros por aromas mais refinados. A Comfort tem investido não só em inovações tecnológicas nas fórmulas de seus produtos, mas também em novas e criativas maneiras de comunicar essa relação especial com o perfume. Além disso, a empresa tem explorado formatos diferentes de conteúdo para fortalecer sua presença e conexão com o público. O podcast “Histórias de Conforto” e o patrocínio do programa “Estrelas da Casa” são exemplos de como a marca está investindo em estratégias de entretenimento para conectar a perfumação, bem-estar e memórias olfativas.

Desenvolver um amaciante é também trazer ao consumidor o que há de melhor em perfumaria fina e apostar em novos canais de comunicação para mostrar que esse processo se torna vital para criar vínculos. Afinal, não é um processo simples. O tempo médio para desenvolver uma fórmula de perfume pode variar significativamente, dependendo da complexidade da fragrância e dos recursos disponíveis. Pode-se levar meses ou até vários anos. O trabalho do perfumista é, portanto, essencial para a criação de produtos que não apenas atraem os sentidos, mas também criam conexões emocionais e culturais com os consumidores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas

    Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas

    Pyr Marcondes apresenta livro baseado em seus artigos para ajudar jornalistas a se adaptarem às transformações da produção de conteúdo

  • Futebol e demais esportes usam IA e machine learning como facilitadoras

    Futebol e demais esportes usam IA e machine learning como facilitadoras

    Desde o futebol até os jogos olímpicos, tecnologia auxilia profissionais a tomarem decisões mais assertivas em processos variados