Opinião

IA + mídia programática: pare de adivinhar, comece a vender

A IA generativa ainda está apenas no início da sua jornada, fica evidente que essa tecnologia tem um enorme potencial a ser explorado

Edu Sani

CEO da AdsPlay 31 de julho de 2025 - 9h50

A integração da inteligência artificial com a Mídia Programática está mudando o jogo no Marketing Digital. A capacidade de acelerar a análise de dados dos canais de mídia está proporcionando um nível de performance nas campanhas como nunca vimos antes. E, ao considerarmos que a IA generativa ainda está apenas no início da sua jornada, fica evidente que essa tecnologia tem um enorme potencial a ser explorado.

Fazendo uma analogia curiosa: uma piscada do olho humano dura, em média, entre 100 e 400 milissegundos, ou seja, de 0,1 a 0,4 segundos. No universo da mídia programática, o processo de leilão RTB (Real-Time Bidding), pelo qual é feita a negociação entre anunciantes e publishers, ocorre em um intervalo ainda mais ágil: geralmente, entre 100 e 300 milissegundos, ou seja, uma campanha pode ser comprada em menos tempo do que você leva para piscar os olhos.

Além disso, a IA generativa está se tornando uma ferramenta essencial para criar campanhas muito mais efetivas e com um grau de personalização muito superior ao que qualquer publicitário do século passado ousaria imaginar.

Um de seus grandes diferenciais é a capacidade de identificar audiências não óbvias, que, a olho nu, passariam despercebidas. Isso só é possível graças ao nível de granularidade na análise de dados, permitindo cruzar múltiplos sinais de comportamento, intenção e contexto, e, consequentemente, entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo.

Por curiosidade, fiz um cálculo rápido e o resultado é surpreendente. Supondo uma campanha com 163 variáveis (sendo 43 personalizações, 20 formatos e 100 sites), chegamos a 13.197 combinações possíveis. Se um profissional de mídia levasse 1 minuto para analisar e cruzar cada combinação, seriam necessárias aproximadamente 221 horas de trabalho, o equivalente a 9 dias ininterruptos ou 27 dias úteis em jornadas de 8 horas.

Enquanto isso, a inteligência artificial poderia executar o mesmo processo em menos de 37 horas, considerando uma média de 10 segundos por otimização na DV360. Isso significa que uma tarefa que tomaria quase um mês de trabalho humano pode ser feita em apenas 2 dias com o suporte da IA. E com muito mais precisão e escalabilidade.

No futuro próximo, todos os anúncios serão feitos via programática. A automação estará em tudo: desde os intervalos da TV aberta até QR codes gerados com drones no céu. Por mais que a realidade atual já represente um grande avanço, a IA e a Mídia Programática seguem construindo novos trilhos e o bonde do marketing do futuro já está partindo. Ou você embarca neste fluxo ou fica preso no passado.