Automação de marketing: como fazer e principais ferramentas
Saiba como fazer automação de marketing para otimizar a gestão de leads e aumentar a conversão. Conheça as melhores ferramentas para o seu negócio.
Automação de marketing: como fazer e principais ferramentas
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Meio & Mensagem
10 de janeiro de 2023 - 8h00
A automação de marketing está rapidamente se tornando um item obrigatório para qualquer empresa que busca garantir o sucesso nesta era digital.
Uma estratégia de marketing eficiente e bem-sucedida requer várias etapas, que podem tornar o gerenciamento mais complexo.
As ferramentas de automação chegam para simplificar esses processos e minimizar os esforços manuais sem perder a qualidade do trabalho final.
Com isso, as empresas conseguem focar em pontos mais estratégicos do negócio e alcançar resultados melhores no marketing.
Entretanto, é importante entender como funciona essa automação de tarefas e quais ferramentas se encaixam melhor para cada tipo de negócio.
Automação de marketing é o uso de um software para simplificar, automatizar e medir ações e tarefas de marketing.
O objetivo é reduzir trabalhos manuais e garantir que as empresas possam otimizar seus processos. Com essa ferramenta, é possível economizar tempo e dinheiro, assim como obter informações sobre o comportamento do consumidor.
Do gerenciamento de contas de mídia social e campanhas de e-mail ao rastreamento de dados de clientes e análise de tendências, a automação facilita processos complexos ou repetitivos, refletindo na produtividade e na qualidade do negócio.
É possível, por exemplo, automatizar o rastreamento de leads, facilitando assim o acompanhamento da satisfação do cliente, ou ainda criar conteúdos de SEO mais assertivos, com base nas informações sobre os potenciais clientes.
Para iniciar a automatização de marketing em uma empresa, é importante avaliar as necessidades e objetivos do negócio.
Além disso, é importante analisar os sistemas de automação disponíveis no mercado para entender o que cada um tem a oferecer.
Assim, é possível encontrar as ferramentas que melhor atendem às demandas de cada marca.
Com o sistema definido, a empresa deve se atentar a outros pontos, como:
– treinamento da equipe para uso das ferramentas;
– configuração dos fluxos de trabalho nos sistemas de automação;
– gerenciamento dos leads e avaliação dos resultados para otimizar os processos de marketing.
Quando feita corretamente, a automação ajuda as empresas a obter melhores resultados para seu público-alvo e a criar um processo contínuo desde a geração de leads até a conversão.
Segundo insights do relatório State of Marketing, feito pela Salesforce e divulgados por Meio & Mensagem, os profissionais de marketing sentem-se mais valorizados, mas 73% dos entrevistados ainda apontaram que está cada vez mais difícil atender às expectativas dos dos clientes.
Diante desse cenário, ter uma ferramenta capaz de gerar dados para entender melhor o consumidor e direcionar conteúdos personalizados de forma automatizada faz toda a diferença.
Entre os benefícios trazidos pelas ferramentas de automação, alguns pontos se destacam. Veja abaixo:
Muitas vezes, a marca se depara com leads que não estão prontos para comprar em determinado momento, mas isso não significa, necessariamente, que eles não são potenciais clientes.
Apesar de não consumir agora, esses leads podem se tornar clientes fiéis no futuro. Por isso o trabalho de nutrição é essencial. O processo educa sobre a solução vendida e ajuda a criar um relacionamento, preparando os leads para a compra.
Com a automação, esse relacionamento pode ser trabalhado de maneira mais eficiente, prática e sem demandar grandes esforços da equipe.
Relacionada ao ponto acima, uma das vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing é uma gestão mais assertiva do funil de vendas.
Com o rastreamento automatizado de leads e um processo mais simples de nutrição desses clientes em potencial, as empresas conseguem entendê-los melhor e, com isso, direcionar suas ações de marketing de maneira mais eficiente.
Isso porque as ferramentas de automação permitem identificar o estágio de compra dos leads no funil, já conduzindo as ações e conteúdos adequados para o nível de interesse de cada um.
Dessa forma, o funil permanece movimentado e a marca consegue levar mais leads para a próxima etapa.
Com um funil de vendas mais eficiente e informações mais detalhadas sobre os potenciais clientes, a equipe de vendas passa a receber leads mais qualificados.
A consequência disso é uma maior facilidade para converter vendas, o que significa maior produtividade para o time, que não precisa investir muito tempo para convencer o lead a comprar.
Sem precisar se preocupar com toda a educação inicial dos leads, os vendedores também podem aprimorar suas estratégias de venda e, com isso, aumentar ainda mais a taxa de conversão.
Outro ponto positivo de receber leads mais preparados para a compra é a redução do ciclo de vendas.
Uma vez que o trabalho de preparação é feito pelo sistema de automação de marketing, o lead já conhece bem o produto e o trabalho do vendedor passa a ser mais de consultor, indicando ao cliente a melhor solução de acordo com as suas necessidades.
Além disso, os leads mais preparados tendem a gerar tickets maiores, pois já conhecem a solução e, por isso, estão dispostos a investir valores mais altos.
As campanhas de automação permitem segmentar os leads de maneira mais assertiva, por critérios variados que vão desde o cargo até o momento de compra de cada um.
Dessa maneira, a empresa consegue personalizar a comunicação de acordo com o perfil de cada lead, estruturando uma jornada de compra mais adequada para diferentes personas.
Com isso, é possível melhorar a experiência do consumidor e melhorar o posicionamento de marca no mercado.
Existem muitas opções de software diferentes disponíveis, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.
Por isso, ao considerar qual ferramenta usar, as empresas devem avaliar alguns fatores.
Além de entender as principais necessidades em relação às estratégias de marketing, é preciso analisar o orçamento disponível e comparar as opções oferecidas pelo mercado.
Entre os principais sistemas, é possível encontrar nomes como:
– Hubspot;
– Mailchimp;
– RD Station;
– Sendpulse;
– Leadlovers;
– Sendinblue;
– Active Campaign.
A automação de tarefas e processos de marketing está se tornando cada vez mais popular como uma ferramenta de eficiência no setor.
Como um processo que economiza tempo e dinheiro ao automatizar processos diários, as equipes podem aproveitar todos os benefícios dessas ferramentas, que vão desde maior produtividade até a redução do ciclo de vendas.
À medida que a tecnologia continua a se desenvolver, é provável que a automação se torne ainda mais avançada e difundida.
Entretanto, para uma empresa ser bem sucedida ao implementar ferramentas de automação de marketing, é importante escolher os sistemas corretos de acordo com as necessidades do negócio.
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