Os últimos dias de SXSW chegaram!
Depois de inúmeros conteúdos, palestras, painéis e ativações, o evento chega ao fim para mim
Depois de inúmeros conteúdos, palestras, painéis e ativações, o evento chega ao fim para mim
17 de março de 2023 - 16h50
Depois de inúmeros conteúdos, palestras, painéis e ativações, o evento chega ao fim para mim — lembrando que o festival segue com trilhas focadas em músicas e filmes! Aos 45 minutos do segundo tempo, fiz questão de assistir alguns temas que tenho parado para estudar no último ano: a indústria de games e a de entretenimento. E os últimos dias do SXSW chegaram!
A primeira foi um apanhado bem geral com dados e estudos mostrando a desvalorização da indústria de games nos Estados Unidos (quando comparada ao S&P500), bem como a consolidação da mesma em poucas companhias.
Um destaque especial foi a comprovação de que a boa performance do setor está nas plataformas e não nos publishers de games. O outro foi a comemoração dos 10 anos do popular Candy Crush Saga (um feito histórico para um app mobile que conseguiu ir se reinventando ao longo da década).
A segunda não trouxe grandes insights sobre o futuro do entretenimento como o nome da palestra me fez acreditar, entretanto, foi interessante ver várias iniciativas futuristas acontecendo no grupo DENTSU, em especial para uma focada em uma espécie de “colete” capaz de transmitir a sensação de um abraço. Será que ela seria um embrião para assistirmos filmes e séries considerando mais uma dimensão (a física)?
De bônus, assisti uma palestra mais na zona de conforto, mas que surpreendeu bastante: a fala de Ethan Decker em “The Laws and Levers of Brand Science” me apresentou o conceito de Brand Science e vários insights interessantíssimos que eu compartilho com vocês:
– Quanto maior a frequência de compra de uma categoria, maior o repertório de marcas desse consumidor;
– Penetração dentro de uma categoria é 5x-15x mais importante do que frequência de compra para brand growth;
– Não existe um playbook que se aplique igualmente a todas as marcas. Uma estratégia pode funcionar para uma e não funcionar para outra. Por isso, a importância de entender o seu consumidor;
– Pessoas são responsáveis por compras tanto no B2B quanto no B2C, então a diferença está na complexidade da compra, mas os princípios são os mesmos.
Quem tiver interesse em alguns gráficos e mais dados sobre essas palestras, me procure no LinkedIn que eu compartilho alguns slides! Em alguns dias, vou consolidar de forma mais aprofundada o que o #SXSW2023 deixou de legado para mim e como pretendo aplicar o que aprendi no meu dia a dia.
Obrigado por me acompanharem nessa experiência única!
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo