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SXSW

Os últimos dias de SXSW chegaram!

Depois de inúmeros conteúdos, palestras, painéis e ativações, o evento chega ao fim para mim


17 de março de 2023 - 16h50

(crédito: Amy E. Price/GettyImages)

Depois de inúmeros conteúdos, palestras, painéis e ativações, o evento chega ao fim para mim — lembrando que o festival segue com trilhas focadas em músicas e filmes! Aos 45 minutos do segundo tempo, fiz questão de assistir alguns temas que tenho parado para estudar no último ano: a indústria de games e a de entretenimento. E os últimos dias do SXSW chegaram!

A primeira foi um apanhado bem geral com dados e estudos mostrando a desvalorização da indústria de games nos Estados Unidos (quando comparada ao S&P500), bem como a consolidação da mesma em poucas companhias.
Um destaque especial foi a comprovação de que a boa performance do setor está nas plataformas e não nos publishers de games. O outro foi a comemoração dos 10 anos do popular Candy Crush Saga (um feito histórico para um app mobile que conseguiu ir se reinventando ao longo da década).

A segunda não trouxe grandes insights sobre o futuro do entretenimento como o nome da palestra me fez acreditar, entretanto, foi interessante ver várias iniciativas futuristas acontecendo no grupo DENTSU, em especial para uma focada em uma espécie de “colete” capaz de transmitir a sensação de um abraço. Será que ela seria um embrião para assistirmos filmes e séries considerando mais uma dimensão (a física)?

De bônus, assisti uma palestra mais na zona de conforto, mas que surpreendeu bastante: a fala de Ethan Decker em “The Laws and Levers of Brand Science” me apresentou o conceito de Brand Science e vários insights interessantíssimos que eu compartilho com vocês:

– Quanto maior a frequência de compra de uma categoria, maior o repertório de marcas desse consumidor;
– Penetração dentro de uma categoria é 5x-15x mais importante do que frequência de compra para brand growth;
– Não existe um playbook que se aplique igualmente a todas as marcas. Uma estratégia pode funcionar para uma e não funcionar para outra. Por isso, a importância de entender o seu consumidor;
– Pessoas são responsáveis por compras tanto no B2B quanto no B2C, então a diferença está na complexidade da compra, mas os princípios são os mesmos.

Quem tiver interesse em alguns gráficos e mais dados sobre essas palestras, me procure no LinkedIn que eu compartilho alguns slides! Em alguns dias, vou consolidar de forma mais aprofundada o que o #SXSW2023 deixou de legado para mim e como pretendo aplicar o que aprendi no meu dia a dia.
Obrigado por me acompanharem nessa experiência única!

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