Resolução de conflitos no ambiente corporativo
Uma importante e necessária reflexão sobre como conduzimos os problemas do dia a dia
Uma importante e necessária reflexão sobre como conduzimos os problemas do dia a dia
12 de março de 2024 - 16h29
Conflitos não são confortáveis e, muitas vezes, não são bem vistos no ambiente corporativo. Sempre nos demandam alguma energia emocional. Acredito que não é razoável imaginar um ambiente de trabalho sem qualquer atrito. Eu, particularmente, sempre fui a favor, mas vejo que muitos líderes evitam e buscam colocar determinados temas “embaixo do tapete”. O que fazer diante do inevitável? Nosso papel, como líder, é administrar essa tensão de forma construtiva, identificando os conflitos saudáveis, dos quais saímos melhores do que entramos, daqueles desnecessários, que não nos levam a nenhum lugar.
Aqui no SXSW, tenho dado especial atenção às trilhas de saúde mental e ambiente de trabalho, concebidas para oxigenar o papel da liderança. Tive vários insights sobre a palestra “How Teams Can Skip the Drama and Embrace Healthy Conflict”, de @Amy Gallo. Especialista em ambientes de trabalho e articulista da Harvard Business Review, Gallo nos sinaliza cinco passos para deixar de lado o drama e abraçar os conflitos verdadeiramente saudáveis.
Não há inovação sem que todos tenham voz no processo. O mesmo se aplica à comunicação, que se fortalece quando mais e mais pessoas se engajam. Precisamos encorajar a divergência para sermos verdadeiramente plurais e capazes de crescer a partir de diferentes visões, mesmo que isso, eventualmente, implique em algum conflito saudável. Acredito que tudo é a forma como conduzimos o conflito, mas evitá-lo sempre vai custar mais caro no longo prazo.
E para você, o que vale mais? Ter uma conversa difícil, de forma estruturada e saudável, endereçando a questão, ou postergar o problema esperando que ele se resolva sozinho?
Deixo essa importante reflexão que certamente trará mais leveza para o dia a dia, não somente corporativo, mas também em um âmbito pessoal.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo