Sobre as tensões entre pessoas e tecnologia e a fadiga digital
Os Super Apps acreditam que a oportunidade é mais do que desenvolver um Super App, e sim um “sistema operacional” , análogo ao IOS
Os Super Apps acreditam que a oportunidade é mais do que desenvolver um Super App, e sim um “sistema operacional” , análogo ao IOS
12 de março de 2024 - 14h51
Será que 2024 é o ano dos Super Apps nos EUA? Um dos painéis mais interessantes que acompanhei no SxSW foi o “Is 2024 the Year Super Apps Will Take Off in the US?”, com os heads de Growth & New Verticals do Uber, Loren Kosloske, e de produtos bancários do CashApp, Ben Shen. Além de explorar as diferenças entre comportamento do consumidor entre EUA e Ásia, onde os Super Apps são um fenômeno, a discussão trouxe luz para um tema extremamente relevante: as tensões entre pessoas e tecnologia, e os efeitos da Inteligência Artificial nesse equilíbrio.
Os apresentadores discutiram como o Super App pode endereçar a falta de apetite do consumidor de instalar uma série de aplicativos em seus dispositivos, e como suas empresas encaram esse desafio. Esse foi, inclusive, um dos temas que do Accenture Life Trends 2024, em que vimos que 35% das pessoas entrevistadas acreditam que não existe diferença entre aplicativos das marcas (esse número sobre para 40% entre os entrevistados de 18 a 24 anos).
A resposta para esse desafio passa pelo conceito da relevância, e pela habilidade das marcas de resolverem problemas reais dos consumidores – os panelistas falaram muito sobre isso: no caso do Uber, como estão ampliando a quantidade de problemas relacionados à mobilidade que conseguem resolver, e o CashApp com seu posicionamento de resolver os problemas de dinheiro.
Foi interessante também escutar a visão do Uber: eles estão indo pelo caminho contrário aos Super Apps, com diferentes aplicativos para seus diferentes casos de uso: Uber, Uber Eats, etc. Acreditam que a oportunidade é mais do que desenvolver um Super App, e sim um “sistema operacional” , análogo ao IOS.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo