Sobre as tensões entre pessoas e tecnologia e a fadiga digital
Os Super Apps acreditam que a oportunidade é mais do que desenvolver um Super App, e sim um “sistema operacional” , análogo ao IOS
Os Super Apps acreditam que a oportunidade é mais do que desenvolver um Super App, e sim um “sistema operacional” , análogo ao IOS
12 de março de 2024 - 14h51
Será que 2024 é o ano dos Super Apps nos EUA? Um dos painéis mais interessantes que acompanhei no SxSW foi o “Is 2024 the Year Super Apps Will Take Off in the US?”, com os heads de Growth & New Verticals do Uber, Loren Kosloske, e de produtos bancários do CashApp, Ben Shen. Além de explorar as diferenças entre comportamento do consumidor entre EUA e Ásia, onde os Super Apps são um fenômeno, a discussão trouxe luz para um tema extremamente relevante: as tensões entre pessoas e tecnologia, e os efeitos da Inteligência Artificial nesse equilíbrio.
Os apresentadores discutiram como o Super App pode endereçar a falta de apetite do consumidor de instalar uma série de aplicativos em seus dispositivos, e como suas empresas encaram esse desafio. Esse foi, inclusive, um dos temas que do Accenture Life Trends 2024, em que vimos que 35% das pessoas entrevistadas acreditam que não existe diferença entre aplicativos das marcas (esse número sobre para 40% entre os entrevistados de 18 a 24 anos).
A resposta para esse desafio passa pelo conceito da relevância, e pela habilidade das marcas de resolverem problemas reais dos consumidores – os panelistas falaram muito sobre isso: no caso do Uber, como estão ampliando a quantidade de problemas relacionados à mobilidade que conseguem resolver, e o CashApp com seu posicionamento de resolver os problemas de dinheiro.
Foi interessante também escutar a visão do Uber: eles estão indo pelo caminho contrário aos Super Apps, com diferentes aplicativos para seus diferentes casos de uso: Uber, Uber Eats, etc. Acreditam que a oportunidade é mais do que desenvolver um Super App, e sim um “sistema operacional” , análogo ao IOS.
Compartilhe
Veja também
Mark Read: IA reduzirá equipes atuais, mas abrirá novas frentes
Líder do WPP foi uma das atrações principais da primeira edição do evento em Londres e falou sobre o impacto da inteligência artificial na indústria criativa e retorno ao escritório
Os destaques do SXSW Londres: IA e carros autônomos
Enviado especial de Meio & Mensagem, o creator e especialista em inovação Paulo Aguiar realiza a cobertura das principais notícias do primeiro SXSW Londres