Assinar
Publicidade
Women to Watch

As novas colunistas desta semana

Confira as mulheres que irão ajudar a completar nosso time de autoras


4 de abril de 2022 - 7h36

Ao longo das últimas semanas, apresentamos algumas das mulheres que passaram a compartilhar em seus artigos, publicados diariamente, suas visões sobre diferentes aspectos de suas vivências como líderes, mães, amigas, companheiras, filhas, netas e fãs. Esperamos que vocês tenham entendido, na prática, o que desejamos com a plataforma Women to Watch: ser um lugar colaborativo, composto por mulheres com diferentes histórias, referências e opiniões.   

Nesta semana, traremos um pouco da história das seguintes colaboradoras: Tatiana Lemos, Erlana Castro, Cláudia Vassalo, Bruna Pastorini, Flavia Campos e Cris Guterres.  

Tatiana Lemos  

 

(Crédito: Divulgação)

Tatiana sempre trabalhou com negócios e culturas muito diferentes ao longo da sua carreira, muitas vezes criando suas próprias posições. Essa coragem a levou a sair do país duas vezes e a ajudou a bancar a decisão de ter um filho sozinha ainda bem jovem. Esteve em grandes empresas como a Unilever, construindo marcas como Dove e Omo, mas a força das startups dos últimos anos a levou à Aceleradora Global de Inovação da Nestlé na Suíça, além de ter se tornado uma investidora pessoal em smart money pra negócios de varejo, personal care e energia limpa. Mais recentemente, assumiu o desafio estratégico de um negócio global de ciência e dados para transparência em cadeias de suprimento, o que a empurrou para o mundo de ESG. Em suas colunas, Tatiana pretende abordar a experiência de trabalhar fora do Brasil e temas como maternidade e vida profissional; pandemia, guerra e desastre climático; inovação; grandes empresas versus startups; e gênero.  

Erlana Castro  

 

(Crédito: Divulgação)

Erlana é SXSW Speaker e coautora do Radar da Antifragilidade, uma ferramenta criativa para inovação em ESG. Lifelong learner, pesquisadora independente e designer de aprendizagem, é também professora convidada da Fundação Dom Cabral nas áreas de estratégia criativa e inovação em ESG. Colunista na AAA Inovação e parceira no design de conteúdos de cursos e de experiências de aprendizagem para executivos em diversas organizações, tem formação executiva em inovação pela U.C. Berkeley e é mestre em estratégia de marcas em âmbito global pela ESPM. Com 30 anos de carreira, sempre esteve no lado criativo dos negócios, tendo chegado a Head Global de MKT Communications para a marca Fiat, na Itália. Na propaganda, passou pela Carat/Dentsu Group, DM9 e África, colaborando na estratégia de grandes marcas como GM América Latina, Ambev, Philips e TIM. Erlana vai iniciar seus artigos falando sobre confiança, considerada por ela um ponto de partida para a liderança dos negócios e da sociedade.  

 

Cláudia Vassalo  

 

(Crédito: Divulgação)

Sócia da agência de comunicação NOVA PR, é formada em jornalismo pela ECA-USP e fez carreira nas áreas de negócios, finanças e economia. Após anos de experiência como repórter e editora, tornou-se, em 2004, a primeira mulher a assumir a direção de redação de Exame, cargo que ocupou até 2011. Durante esse período, a publicação bateu sucessivos recordes de circulação e investimento publicitário. Em 2007, foi apontada como representante brasileira do Young Global Leaders, programa do World Economic Forum. Em 2014, tornou-se publisher de todas as publicações de negócios da Editora Abril. Entre os prêmios recebidos estão Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Prêmio Abril de Jornalismo, Jornalista Amiga da Criança e Caboré. Em 2017, fundou, juntamente com o jornalista Tiago Lethbridge, a Nova PR. É casada e mãe de Pedro, de 18 anos. Protagonismo feminino, diversidade nas empresas, comunicação e ESG são alguns dos assuntos a serem explorados em suas colunas.  

Bruna Pastorini  

 

(Crédito: Divulgação)

Com mais de 12 anos de experiência com propaganda, incluindo passagens por grandes agências entre Rio de Janeiro e São Paulo, Bruna trabalhou para marcas como Coca-Cola, Santander, Oi, Nestlé, o Boticário, e Yoki, e hoje lidera as áreas de planejamento e conteúdo da Druid, agência focada em games, fundada em 2020. Gamer, é expert em assuntos ligados à Web3, eSports e games, e na Druid tem sido responsável por criar estratégias para colocar grandes marcas no mundo dos jogos eletrônicos, como Itaú, Submarino, Mentos e Natura, conquistando importantes prêmios de marketing e criatividade como Effie e Smarties Brazil (MMA). Além de contribuir com a evolução da indústria do segmento no Brasil, Bruna também dá visibilidade ao desafio diário de ser mulher e lésbica em cargo de liderança nas áreas de games e publicidade. Em seus artigos, a executiva pretende falar sobre jogos eletrônicos, eSports, Web3, NFT, blockchain, diversidade e liderança feminina.  

Flavia Campos  

 

(Crédito: Divulgação)

Head de Planejamento na Artplan e mãe do Theo, Flavia é apoiadora de causas ligadas à igualdade de gênero, escritora e mentora da AngelUs, onde ajuda mulheres em busca de desenvolvimento de carreira. Nos últimos dois anos, dedicou-se a empreender e fundou ao lado dos ex-sócios a Dark Kitchen Creatives, onde também era CSO. Com mais de 20 anos de experiência em construção de marcas, comportamento e cultura, seu trabalho é pautado pela busca constante de formatos mais colaborativos entre pessoas diversas. Indicada ao Prêmio Caboré 2018 como Profissional de Planejamento, foi palestrante em eventos como Rio2C, CCSP, Planning Group Conference, entre outros. Flavia entrevistou mais de 500 mulheres em situação de vulnerabilidade pelo país e devolveu a cada uma delas um poema sobre as histórias compartilhadas. Alguns deles estão disponíveis no seu perfil de poesia @palavranuaflaviacampos, no Instagram, com mais de 90 mil seguidores. Flavia pretende falar de temas atuais pelo olhar da diversidade e equidade de gênero.  

Helena Bertho   

 

(Crédito: Divulgação)

Head global de Diversidade e Inclusão do Nubank, Helena é responsável por desenvolver uma estratégia de inclusão alinhada com o atual momento da fintech. Ao longo de sua carreira, passou por grandes empresas como L’Oréal e Coca-Cola, onde acumulou experiência em comunicação, gestão de marca e influência, com foco em sustentabilidade e diversidade. Foi reconhecida, em maio de 2021, pelo prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil. Em seus textos, Helena pretende falar de diversidade e inclusão. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços

  • Quais são as tendências de estratégia para 2025?

    Quais são as tendências de estratégia para 2025?

    Lideranças femininas de agências, anunciantes e consultorias compartilham visões e expectativas para o próximo ano