Opinião

Como lideranças femininas podem inspirar as novas gerações

Na busca por mais igualdade, precisamos preservar e valorizar as diferenças nos estilos de gestão, e não apagá-las

Ana Célia Biondi

CEO da JCDecaux Brasil 29 de setembro de 2025 - 11h53

(Crédito: Shutterstock)

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Promover uma cultura que inspire as novas gerações é um dos principais desafios enfrentados hoje pelas empresas. Qualquer negócio que busque inovação e dinamismo precisa ficar atento ao papel de seus líderes, em especial, às mulheres. Embora o estilo de liderança não seja exclusivamente definido por gênero, existem características e perspectivas frequentemente associadas a nós, mulheres.

Ao explorar esses estilos, percebo que temos muito a contribuir para a cultura empresarial. Um dos traços mais notáveis nas mulheres é a ênfase na liderança colaborativa. Ao promover um ambiente no qual o trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias são incentivados, criamos espaços onde todos os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos. Esse estilo é particularmente eficaz ao lidar com as novas gerações, que valorizam a comunicação aberta e a possibilidade de contribuir com suas próprias ideias.

Além disso, a empatia e a inteligência emocional são características que muitas mulheres trazem para a gestão. Essas habilidades são fundamentais para a construção de relações fortes com os colaboradores e para a resolução eficaz de conflitos. Em um ambiente de trabalho diversificado e em constante mudança, a capacidade de entender as necessidades e os sentimentos do time torna-se uma ferramenta muito valiosa.

Quando os colaboradores sentem que suas vozes são ouvidas e respeitadas, a satisfação e a retenção de talentos aumentam consideravelmente. Isso é particularmente relevante para as novas gerações, que priorizam ambientes de trabalho diversos e que apoiem seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A comunicação clara e transparente, outra característica proeminente entre mulheres (que normalmente falam mais do que os homens), melhora o entendimento e alinhamento da equipe. Para as novas gerações, que valorizam a autenticidade e a clareza, lidar com líderes que se comunicam de forma aberta é essencial para o engajamento e motivação no trabalho.

Apesar de todas essas credenciais, as mulheres ainda ocupam apenas um terço dos cargos de liderança nas empresas no Brasil. Na busca por uma situação de maior igualdade, precisamos preservar e valorizar as diferenças nos estilos de gestão, e não apagá-las. São esses contrastes que fomentam o ambiente de trabalho valorizado pelas novas gerações: com mais diversidade, escuta, respeito e dinamismo.