Conselheira 101: Programa de incentivo para mulheres negras em conselhos administrativos abre nova turma
O projeto visa desenvolver e aumentar a representatividade de mulheres negras em conselhos e comitês de empresas
Conselheira 101: Programa de incentivo para mulheres negras em conselhos administrativos abre nova turma
BuscarO projeto visa desenvolver e aumentar a representatividade de mulheres negras em conselhos e comitês de empresas
Lidia Capitani
10 de março de 2023 - 17h34
No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março de 2023, o programa Conselheira 101 abre inscrições para a formação da 4ª turma. O projeto foi criado em 2020 por um coletivo de mulheres, que tem como objetivo ampliar e desenvolver lideranças negras sobre o papel dos Conselhos de Administração e ainda estimular o networking entre as participantes com a comunidade de governança corporativa.
Para participar, é preciso se autodeclarar como mulher negra ou indígena. Além disso, é preciso ter 10 anos de experiência e mínimo de 5 anos de atuação no mercado em cargo sênior ou posição de liderança. As inscrições terminam em 31 de março e poderão ser feitas através deste formulário.
Os encontros se iniciam em 2 maio e terminam em setembro, de forma online e com duração de 1h30. O programa conta com executivas e conselheiras de grandes empresas do mercado, que compartilham suas experiências, desafios e boas práticas de liderança e da atuação em conselhos. Ao final dos encontros, as participantes poderão estudar de forma gratuita o curso “Temas Relevantes em Governança Corporativa”, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
O processo seletivo, que seguirá em abril, será dividido em duas etapas. A primeira sendo uma análise de currículo, e a segunda, entrevistas virtuais com as pré-selecionadas da primeira fase. Desse modo, a consultoria Harpy Eagle será responsável por entrevistar as candidatas.
Desde a sua fundação, o projeto já atendeu 62 executivas negras, em que 47% das participantes conquistaram posições em Conselhos e Comitês de Assessoramento. De acordo com o Instituto Ethos, 4,7% dos quadros executivos no país são compostos por pessoas negras, sendo apenas 0,4% mulheres negras.
No relatório “Retrato da Conselheira no Brasil”, de 2021, da Women Corporate Directors (WCD), 97% se declararam brancas, 1% pardas, 2% amarelas e não houve respondente negra. Entretanto, o relatório ressalta que Cristina Pinho, Rachel Maia e Solange Sobral, foram as primeiras mulheres negras a ocuparem cadeiras de Conselhos no Brasil, no ano de 2020.
O Conselheira 101 é um projeto sem fins lucrativos que visa mudar essa realidade. Ele foi idealizado por Ana Beatriz Trejos, Ana Paula Pessoa, Elisangela Almeida, Graciema Bertoletti, Jandaraci Araujo, Leila Loria, Lisiane Lemos, Marienne Coutinho, Mayra Stachuk e Patrícia Molino. Além disso, conta com o apoio da KPMG, da WCD Foundation, da Happy Eagle Consultoria de Executive Search, do IBGC e da Oliver Press.
Compartilhe
Veja também
Quais são as tendências de estratégia para 2025?
Lideranças femininas de agências, anunciantes e consultorias compartilham visões e expectativas para o próximo ano
Como as mulheres praticam esportes no Brasil?
Segundo relatório "Year in Sport", da Strava, corrida é o esporte mais praticado globalmente e atividades físicas em grupo crescem 109% no País