O Boticário lança estudo sobre efeitos da menopausa no olfato
Pesquisa do Centro de Pesquisa da Mulher investiga como mudanças hormonais transformam a relação das mulheres com os aromas
O Boticário acaba de dar um novo passo em sua agenda científica voltada à saúde feminina com o lançamento do estudo “Desvendando a Menopausa e a Ciência do Olfato”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Mulher, unidade criada em março de 2025 pelo Grupo em parceria com o Centro de Pesquisa do Olfato.
O objetivo, segundo a marca, é investigar como as alterações hormonais típicas do climatério e da menopausa afetam a percepção olfativa, o sono e o bem-estar das mulheres.
Com uma amostra de 102 participantes, a pesquisa dividiu as mulheres em três faixas etárias e observou diferenças significativas entre os grupos. Mulheres entre 50 e 69 anos, em menopausa ou climatério, apresentaram redução na intensidade, durabilidade e fixação das fragrâncias em comparação com mulheres mais jovens.
A perda olfativa foi associada a fatores fisiológicos como a diminuição do fluxo sanguíneo nasal, alterações nos receptores olfativos e mudanças no sistema nervoso central, todas potencializadas pela queda dos níveis hormonais.
Humor, ansiedade e sono
De acordo com a pesquisa, estudos complementares reforçam que a desregulação de neurotransmissores como serotonina, GABA (neurotransmissor inibitório que ajuda a regular a atividade cerebral e promove relaxamento e calma) e dopamina, comum nesse período, altera a capacidade do cérebro de regular o humor e a ansiedade, comprometendo também a arquitetura do sono e o descanso profundo.
Entre as mulheres entrevistadas, 46% relataram perda de qualidade do sono e 45% citaram fadiga constante, apontando uma conexão direta entre alterações hormonais, olfato e bem-estar geral.
Ciência e soluções personalizadas
Segundo Renata Gomide, vice-presidente de marketing do Grupo Boticário, o compromisso é ampliar o olhar sobre o envelhecer com base em ciência e inclusão. “Falar sobre diversidade etária é falar sobre o futuro do consumo e do trabalho. Nosso compromisso é ampliar o olhar sobre o envelhecer e traduzir essa potência em inovação, comunicação e experiências que valorizem todas as fases da vida.”
O Centro de Pesquisa da Mulher, que recebeu investimento inicial do Grupo Boticário de cerca de R$ 13 milhões, tem como missão fomentar estudos sobre o cuidado e o bem-estar feminino em todas as fases da vida.
De acordo com O Boticário, ao conectar a ciência hormonal ao universo das fragrâncias, a nova pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de soluções olfativas personalizadas, capazes de responder às mudanças fisiológicas dessa etapa.