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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Cannes 2017: As campanhas mais premiadas do mundo

Queda de 4,5% no total de inscritos não inibe novo recorde de 1.471 Leões e Grand Prix concedidos, um aumento de 8% no total de prêmios em relação ao Festival do ano passado

Alexandre Zaghi Lemos
4 de julho de 2017 - 9h36

Se por um lado a edição de 2017 do Festival Internacional de Cannes deu vários indícios da necessidade de redimensionar o seu gigantismo, como na diminuição dos jurados presenciais e na queda de 4,5% no total de inscritos, na concessão de prêmios não houve recato. Os 23 júris entregaram impressionantes 1.471 Leões, incluindo os Grand Prix. É um novo recorde que contrasta com a diminuição no total de concorrentes e com a intenção declarada da organização do evento em valorizar os prêmios que distribui.

Com seus 99 Leões (14 Ouros, 33 Pratas e 52 Bronzes), o Brasil foi o quatro país mais premiado neste ano. No topo do ranking não houve surpresas, com os Estados Unidos somando 436 prêmios – 30% do total –, sendo 16 Grand Prix, 3 Titanium Lions, 87 Ouros, 142 Pratas e 188 Bronzes. Em segundo lugar, bem distante do primeiro, mas mantendo a posição dos últimos anos, o Reino Unido somou 124 troféus: 2 Grand Prix, 18 Ouros, 37 Pratas e 67 Bronzes. O terceiro lugar, que já foi ocupado várias vezes pelo Brasil, ficou com a Austrália, puxada pelo ótimo desempenho da Agency of the Year Clemenger BBDO, criadora de duas das campanhas mais premiadas do ano (veja lista abaixo). No total, a Austrália teve 2 Grand Prix, 20 Ouros, 42 Pratas e 49 Bronzes. Fechando o Top 5, a França aparece atrás do Brasil. Os anfitriões somaram 12 Ouros, 33 Pratas e 52 Bronzes.

Foram entregues 28 Grand Prix, com o trabalho de brasileiros em pelo menos seis. “Boost Your Voice”, dos diretores executivos de criação da 180LA, Eduardo Marques e Rafael Rizuto, faturou os troféus principais em Integrated e Promo & Activation (veja aqui). A David Miami, comandada por Anselmo Ramos, conquistou os Grand Prix de Print & Publishing (veja aqui) e Direct (com “Google Home of The Whopper”, a 9ª campanha mais premiada do Festival, veja abaixo), ambas campanhas para o Burger King, do chefe global de marca Fernando Machado. Em Entertainment, o case espanhol vencedor do Grand Prix foi criado pelo brasileiro Miguel Bemfica, da MRM/McCann, para o banco Santander (veja aqui).

O Grand Prix for Good do Cannes Lions também foi muito comemorado pelos brasileiros envolvidos no case “The Refugee Nation”, a 4ª campanha mais premiada no evento: os diretores de criação Rodrigo Moran, Caro Rebello e Artur Lipori; o diretor de design Lucas Camargo; e os diretores de arte Eduardo Lunardi, Arthur Amiune e Renato Tagliari; além das produtoras Asteroide Filmes, Square Pixel, Canja Audio e Pimenta Print.

O levantamento das campanhas de todo o mundo mais premiadas no Cannes Lions 2017, feito por Meio & Mensagem, considerou a pontuação padrão do Cannes Lions: 12 pontos para Grand Prix de Titanium e Creative Effectiveness; 10 pontos para demais Grand Prix, incluindo Grand Prix For Good; 10 pontos para Titanium Lion; 7 pontos para Leão de Ouro; 5 pontos para Leão de Prata; e 3 pontos para Leão de Bronze.

Campanhas mais premiadas de 2017

1ª “Meet Graham”, da Clemenger BBDO, da Austrália, para a Transport Accident Commission (TAC)
2 Grand Prix (Health & Wellness e Cyber), 8 Ouros (2 de Cyber, 2 de Design, 1 de Direct, 1 de Health & Wellness, 1 de PR e 1 de Promo & Activation), 15 Pratas (3 de Direct, 3 de Health & Wellness, 3 de PR, 2 de Outdoor, 2 de Promo & Activation, 1 de Creative Data e 1 de Cyber) e 4 Bronzes (Design, Digital Craft, Health & Wellness e Media)

2ª “Fearless Girl”, da McCann New York para State Street Global Advisors (SSGA)
4 Grand Prix (Titanium, Glass, PR e Outdoor), 10 Ouros (2 em Design, 2 em Direct, 2 em Media, 2 em Promo & Activation, 1 em Outdoor e 1 em PR,), 3 Pratas (Direct, PR e Promo & Activation) e 1 Bronze (Direct)

3ª “Hungerithm”, da Clemenger BBDO, da Austrália , para Snickers, da Mars
6 Ouros (2 em Direct, 2 em Mobile, 1 em Cyber e 1 em Media), 9 Pratas (3 em Cyber, 2 em Mobile, 2 em Promo & Activation, 1 em Direct e 1 em Media) e 6 Bronzes (2 em Promo & Activation, 1 em Integrated, 1 em Cyber, 1 em Direct e 1 em PR)

4ª “The Refugee Nation”, da Ogilvy New York para Amnesty International, com produção das brasileiras Asteroide Filmes e Canja Audio, de Curitiba, e Square Pixel, do Rio de Janeiro
1 Grand Prix for Good (Cannes Lions), 1 Titanium Lion, 7 Ouros (3 em Design, 1 em Outdoor, 1 em PR, 1 em Product Design e 1 em Promo & Activation), 4 Pratas (2 em Promo & Activation, 1 em Outdoor e 1 PR) e 5 Bronzes (2 em Direct, 2 em PR e 1 em Promo & Activation)

5ª “Like my addiction”, da BETC Paris para Addict Aide
5 Ouros (2 de Promo & Activation, 1 de Cyber, 1 de Mobile e 1 de PR), 9 Pratas (2 de Cyber, 2 de Media, 2 de PR, 1 de Direct, 1 de Mobile e 1 de Promo & Activation) e 5 Bronzes (2 de Mobile, 1 de Direct, 1 de PR e 1 de Promo & Activation)

6ª “Immunity Charm”, da McCann Health Nova Déli para Ministério de Saúde Pública do Afeganistão
1 Grand Prix for Good (Lions Health), 4 Ouros (4 em Pharma), 6 Pratas (4 em Pharma, 1 em Direct e 1 em Product Design) e 2 Bronzes (Health and Wellness e Media)

7ª “Unlimited Stadium”, da BBH Singapore para Nike
4 Ouros (Cyber, Design, Entertainment e Outdoor), 5 Pratas (Creative Data, Cyber, Design, Entertainment e Outdoor ) e 6 Bronzes (4 em Promo & Activation e 2 em Creative Data)

8ª “We’re the Superhumans”, da 4Creative London para Channel 4
1 Grand Prix (Film), 4 Ouros (2 em Film Craft, 1 em Integrated e 1 em Entertainment) e 6 Pratas (3 em Film Craft, 2 em Media e 1 em Entertainment)

9ª “Google Home of The Whopper”, da David Miami para Burger King
1 Grand Prix (Direct), 2 Ouros (Direct e Mobile), 5 Pratas (2 em Mobile, 1 em Cyber, 1 em Direct e 1 em Entertainment) e 6 Bronzes (2 em Cyber, 2 em Media, 1 em Creative Data e 1 em Promo & Activation)

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