Unilever inicia movimento de conscientização socioambiental

Buscar

Unilever inicia movimento de conscientização socioambiental

Buscar
Publicidade

Marketing

Unilever inicia movimento de conscientização socioambiental

Foco da campanha “Cada U faz o bem” é envolver o consumidor em práticas e escolhas conscientes


20 de setembro de 2018 - 19h16

Em evento em sua sede na capital paulista na manhã desta 5ª-feira, 20, a Unilever anunciou o início da veiculação, a partir do Brasil, de uma campanha global criada pela Anomally e adaptada no País pela Fbiz, que também será responsável pela estratégia digital por aqui. Batizada “Cada U faz o Bem”, a ação busca mostrar tudo que está por traz de um produto da marca no quesito sustentabilidade ambiental em toda a cadeia produtiva, assim como ressaltar as iniciativas de responsabilidade social da companhia.

O filme – de 30 segundos com versões de 15 e veiculação até o final do ano – utiliza a linguagem da animação e tem o objetivo de conectar a companhia com os millenials, mostrando o quanto é preocupada com a sustentabilidade, além de convidar os consumidores a fazer o mesmo. O movimento tem como embaixador Marcos Mion, que participou de uma conversa sobre o tema, juntamente com Eduardo Campanella, VP de marca corporativa e marketing; Viviane Duarte, fundadora e CEO do Plano Feminino; Virginia Antonioli, coordenadora de conteúdos e metodologias do Instituto Akatu; e Aline Locks, diretora executiva da Aliança pela Terra.

Campanella ressaltou o compromisso que a companhia estabeleceu de dobrar de tamanho até 2030 e, ao mesmo tempo, reduzir pela metade seu impacto ambiental. Lembrou dados de estudos que mostram que marcas sustentáveis crescem 46% mais rapidamente e que elas representaram 70% do crescimento da Unilever em 2017. A meta de reduzir as emissões de gás carbônico em 47% foi atingida quatro anos antes do previsto. A companhia também reduziu em 39% o uso de água por tonelada de produto. Além disso, 100% de suas fábricas atuam com energia renovável.

Preocupação ambiental em particular, o plástico fez a Unilever estabelecer três metas até 2025: ter 100% de suas embalagens recicláveis ou compostáveis; reduzir em 1/3 o peso de suas embalagens (as de Tresemmé, relançadas recentemente, já reduziram em 20%); e, por fim, elevar em 25% o uso de plástico reciclado nas embalagens.

A campanha “Cada U faz o Bem” associa a importância da escolha de produtos sustentáveis no ato da compra e, no caso da Unilever, a como essas escolhas têm impacto em programas socioambientais. Quatro marcas foram eleitas para representar esse movimento: OMO, por incentivar a brincadeira ao ar livre; Dove, ao ensinar as meninas a terem autoestima; Knorr, que apoia cultivo sustentável; e Kibon, por gerar oportunidades de emprego.

No encontro, a Unilever também anunciou parceria com Alexandra Baldeh Loras, ex-consulesa da França no Brasil e palestrante da Sociedade de Educação Intercultural, Treinamento e Pesquisa, para promover a igualdade racial na empresa e em suas comunicações, ampliando a consciência sobre a falta de representatividade de grupos como o da população negra. Alexandra trabalhará com as agências, produtoras e equipes de marketing com o intuito de desenvolver narrativas mais inclusivas para as marcas da companhia.

Nos últimos cinco anos, a Unilever liderou, em seu segmento de atuação, o ranking Dow Jones Sustainability Index.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia