Africa é brasileira mais premiada; AKQA e VMLY&R formam pódio
Brasil encerra participação no Cannes Lions com 67 Leões, sendo três Grand Prix para Africa, Gut e VMLY&R
Africa é brasileira mais premiada; AKQA e VMLY&R formam pódio
BuscarBrasil encerra participação no Cannes Lions com 67 Leões, sendo três Grand Prix para Africa, Gut e VMLY&R
Alexandre Zaghi Lemos
25 de junho de 2021 - 10h16
O Brasil encerrou sua participação nas 28 áreas do Cannes Lions 2021 com 67 Leões, sendo três Grand Prix, para Africa, Gut e VMLY&R, 13 Leões de Ouro, 17 de Prata e 34 de Bronze. É o menor número de prêmios em Cannes desde 2012 (em 2011 foram 65; e o recorde são os 116 de 2014). Entretanto, nunca antes na história do Cannes Lions o Brasil havia conquistado três Grand Prix em uma só edição.
Nesta sexta-feira, 25, foi oficializado o Grand Prix de Glass, adiantado por Meio & Mensagem na terça-feira, 22. O vencedor é o case “Eu Sou”, criado pela VMLY&R para Starbucks, que ajudou pessoas trans a mudarem seus nomes oficialmente. É o primeiro Grand Prix de Glass conquistado pelo mercado brasileiro e também o primeiro do escritório brasileiro da agência e das duas marcas que a originaram no ano passado: VML e Y&R. Foi o único prêmio brasileiro nesta categoria em 2021.
Em Film, o Brasil ganhou 1 Prata (“Let Her Run”, da Africa para SporTV) e 5 Bronzes (“Nós assistimos tudo”, da AKQA para Netflix, “Cidade Inerte”, da Wunderman Thompson para ONU, “BK na madruga”, da David para Burger King; “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland; e “Let Her Run”, da Africa para SporTV).
Ainda foram divulgados nesta sexta, os resultados de Titanium, área em que o Brasil não foi premiado.
No cômputo final do Cannes Lions 2021, a Africa foi a agência brasileira mais premiada, com folga, somando 1 Grand Prix, 6 Ouros, 4 Pratas e 10 Bronzes. O pódio nacional se completa com AKQA (3 Ouros, 5 Pratas e 4 Bronzes) e VMLY&R (1 Grand Prix, 1 Ouro, 4 Pratas e 3 Bronzes).
Na track Good do Cannes Lions, a VMLY&R São Paulo foi Agency of the Festival. A Gut foi apontada pelo Cannes Lions como a melhor agência independente na track Entertainment.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus