Retrospecto: A performance na caça aos Leões e todos os GPs do Brasil
Dashboard interativo feito para o Meio & Mensagem pela empresa de business intelligence BBI.Solutions mostra evolução das inscrições por País e comparação entre trabalhos inscritos e Leões brasileiros
O Brasil chega ao Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que começa oficialmente nesta segunda-feira, dia 18, como o segundo maior competidor na caça aos Leões. Apesar da queda de 29% nas inscrições do País, as agências brasileiras enviaram 2.131 trabalhos ao Cannes Lions 2018.
No ranking de países, o Brasil aparece atrás dos Estados Unidos, que enviaram 8.291 trabalhos, diminuindo em apenas 13% a sua participação; e do Reino Unido, com suas 2.462 inscrições, queda de 22% em relação a 2017.
As agências brasileiras inscreveram mais nas áreas de Outdoor (217), Direct (201), Print & Publishing (198), Brand Experience & Activation (149), Media (164), PR (131) e Film Craft e Social & Influencer (com 117 inscrições em cada uma dessas duas áreas).
A expectativa agora é saber qual será o impacto desta queda nas inscrições no total de Leões do Brasil. Veja no gráfico a evolução na quantidade de troféus do Pais nos últimos anos:
O levantamento de Leões conquistados desde 2001, feito pelo Meio & Mensagem, mesclado com informações do Estadão, representando oficial do Festival de Cannes no Brasil, orientou um gráfico feito pela BBI.Solutions (empresa de business intelligence, fundada em 2012 e focada no mercado publicitário) que compara as inscrições do Brasil ao total de Leões conquistados pelo do País, fazendo a comparação percentual com os anos anteriores.
Para as agências brasileiras, que sempre figuram entre as maiores concorrentes aos Leões de Cannes, a nova política de valoração dos troféus deixa o almejado título de Agência do Ano bem mais distante. Normalmente, as concorrentes nacionais são beneficiadas pela quantidade de inscrições e pontos de finalistas.
Para efeito de contagem de pontos para prêmios especiais, como Agência, Rede e Holding do Ano, a pontuação para um Grand Prix subiu de 10 para 30 pontos, com os Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness passando a valer 35 pontos (antes era 12); os Leões de Ouro terão pontuação aumentada de sete para 15 pontos; e os Leões de Prata, de cinco para sete pontos. Os Leões de Bronze e os shortlists mantém a pontuação atual, de três e um ponto, respectivamente.
O prêmio especial de Agência do Ano já foi entregue ao Brasil nove vezes, para a AlmapBBDO (2016, 2011, 2010 e 2000), DM9DDB (1998, 1999 e 2009), F/Nazca S&S (2001) e Ogilvy & Mather (2013). Além disso, a DM9DDB também conquistou o título de Agência de Ano em Cyber, em 2005.
Nos últimos oito anos, considerando a pontuação anterior vigente até 2017 (10 pontos para GP, 7 para Ouros, 5 para Pratas e 3 para Bronzes), as agências brasileiras mais premiadas foram:
2017: 1ª AlmapBBDO / 2ª Ogilvy & Mather / 3ª DM9DDB 2016: 1ª AlmapBBDO / 2ª J.Walter Thompson / 3ª Y&R 2015: 1ª Ogilvy & Mather / 2ª F/Nazca S&S / 3ª FCB Brasil 2014: 1ª Leo Burnett Tailor Made / 2ª FCB Brasil / 3ª AlmapBBDO 2013: 1ª Ogilvy & Mather / 2ª AlmapBBDO / 3ª Leo Burnett Tailor Made 2012: 1ª Ogilvy & Mather / 2ª DM9DDB / 3ª AlmapBBDO 2011: 1ª AlmapBBDO / 2ª Ogilvy & Mather / 3ª J. Walter Thompson 2010: 1ª AlmapBBDO / 2ª Ogilvy & Mather / 3ª Lew’LaraTBWA
Também em nove ocasiões, o Brasil conquistou Grand Prix em Cannes, sendo dois para a DM9DDB, dois para a Ogilvy & Mather e um para AgênciaClick, AlmapBBDO, FCB Brasil, F/Nazca S&S e Talent.
Relembre todos os Grand Prix das agências brasileiras na história do Festival de Cannes:
1993 Press & Outdoor
“Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica Diet
Criado por Marcello Serpa, com direção de criação de Nizan Guanaes, o anúncio associa o refrigerante à boa forma física.
2000 Cyber
“Braille”, da AgênciaClick para Banco de Olhos de São Paulo
Os banners criados por Mauro Alencar e Edwin Veelo, com direção de criação de PJ Pereira e Eduardo Martins, convidavam o internauta a passar o mouse sobre a mensagem em braille, daí se revelava a frase: “Doe suas córneas”.
2005 Cyber
“Reality Show”, da DM9DDB para Super Bonder (Henkel)
A plataforma permitiu que os internautas enviassem mensagens que apareciam instantaneamente em um monitor colado na parede com Super Bonder, enquanto uma câmera transmitia tudo ao vivo pela internet. Criação de Cris Santoro, Pedro Gravena, Maurício Mazzariol, Alexandre D´albergaria e Keke Toledo, com direção de criação de Sérgio Valente e Fernanda Romano.
2010 Press
“Música. Entenda do que é feita”, da AlmapBBDO para revista Billboard
Os anúncios “Bono”, “Eminem”. “Amy”, “Britney” e “Marilyn” mostram as influências de cada um dos artistas como se fosse a clássica composição do sistema gráfico de cores (cyan, magenta, amarelo e preto). Criação de Marcos Medeiros, Danilo Boer e Andre Kassu, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches.
2012 Radio
“Radio repelente”, da Talent para revista Go Outside
O aparelho de rádio foi transformado em dispositivo repelente de mosquitos ao transmitir junto com a programação um sinal extra de 15 kHz, recurso usado em diversos repelentes eletrônicos. Criação de Leandro Lourenção, Bruno Bomediano e Philippe Degen, com direção de criação de Degen, Felipe Luchi e João Livi.
2013 Titanium
“Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy & Mather para Dove (Unilever)
O documentário criado por Diego Machado e Hugo Veiga, com direção de criação de Anselmo Ramos, mostra o desenhista forense retratando mulheres a partir do depoimento delas próprias e de terceiros. É até hoje o case criado no Brasil mais premiado da história do Festival de Cannes, com o Grand Prix de Titanium, 10 Ouros, 2 Pratas e 4 Bronzes.
2013 Promo & Activation
“Fãs imortais”, da Ogilvy & Mather para Sport Club Recife
Por meio de um aplicativo, os torcedores puderam personalizar e imprimir a carteirinha que os cadastravam como doadores de órgãos. Mais de 51 mil pessoas aderiram e a lista de espera por transplantes na região metropolitana de Recife foi zerada. Criação de Paco Conde e João Coutinho, com direção de criação de Paco e Roberto Fernandez.
2014 Mobile
“Anúncio protetor”, da FCB Brasil para Nivea
A pulseira destacável de um anúncio impresso que conectada a um aplicativo de celular permitia que pais monitorassem a distância seus filhos na praia. Criação de Victor Bustani, Raphael Leandro de Oliveira e Andre Bittar, com direção de criação de Pedro Gravena, Joanna Monteiro e Max Geraldo.
2015 Film
“100”, da F/Nazca S&S e Stink para Leica Gallery
Filme de dois minutos homenageia não só o centenário da marca Leica, mas a história da fotografia, ao reproduzir cenas marcantes. Criação de Bruno Oppido, Romero Cavalcanti, Thiago Carvalho e João Linneu, com direção de criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima, produção da Stink, com direção de cena da dupla Jones+Tino e trilha da Satélite Áudio.