Curta-metragem expõe racismo na assistência médica brasileira
Projeto idealizado pelo Instituto Yduqs e IDOMED questiona as diferenças no atendimento médico e os desafios raciais enfrentados pela população negra
Curta-metragem expõe racismo na assistência médica brasileira
BuscarCurta-metragem expõe racismo na assistência médica brasileira
BuscarProjeto idealizado pelo Instituto Yduqs e IDOMED questiona as diferenças no atendimento médico e os desafios raciais enfrentados pela população negra
Meio & Mensagem
3 de abril de 2025 - 18h01
Curta-metragem Corpo Preto acompanha a jornada de um homem negro enfrentando a indiferença e negligência de profissionais de saúde (Créditos: Divulgação)
O Instituto Yduqs e o Instituto de Educação Médica (IDOMED), com criação da Artplan, lançam o curta-metragem Corpo Preto, filme baseado no contexto da assistência e serviços de saúde no Brasil.
Com foco nas microagressões e discriminações sofridas por pessoas negras, a iniciativa questiona as diferenças no atendimento médico e impasses raciais. A produção do comercial é da Untitled, com direção de Nany Oliveira.
Em conjunto ao conteúdo, foi desenvolvido o livro Nigrum Corpus – Um estudo sobre racismo na medicina brasileira, baseado em depoimentos reais. O objetivo é que o material seja distribuído para as principais faculdades de medicina do País.
O insight do filme surgiu baseado nos estudos do projeto MEDIVERSIDADE, destacando que apenas 3% dos médicos no Brasil são negros, segundo dados do Conselho Federal de Medicina de 2023; e pacientes negros esperam, em média, 10 minutos a mais para serem avaliados
Além disso, consultas com pacientes negros duram, em média, 47% menos do que com pacientes brancos e o tempo entre o diagnóstico e a cirurgia é, em média, 6,7 dias maior para pacientes negros, segundo dados extraídos de diversos estudos.
Com o objetivo de ampliar a visibilidade do projeto, serão realizadas também ações de comunicação focadas no letramento racial, incluindo exibições especiais do filme em cinemas nacionais, ativações com influenciadores, palestras com especialistas e divulgação em mídias out-of-home (OOH).
Compartilhe
Veja também
NotCo faz releitura da campanha dos mamíferos
Foodtech quer mostrar que animais adultos não precisam beber leite de vaca e propõe seus itens feitos com produtos de origem vegetal
O que levou o D&AD a retirar 2 troféus conquistados pela DM9?
Organização do Festival inglês alega que, além de não informar sobre uso de IA no trabalho, agência teria criado o case unicamente para participar de premiações internacionais