Fundação Roberto Marinho renova identidade visual  

Buscar

Fundação Roberto Marinho renova identidade visual  

Buscar
Publicidade

Comunicação

Fundação Roberto Marinho renova identidade visual  

Com novo logo e linguagem rejuvenescida, marca renova identidade visual sem esquecer o legado e o foco em educação


28 de abril de 2021 - 6h00

A nova identidade visual traz a quarta versão da marca da fundação (Crédito: Divulgação)

A Fundação Roberto Marinho apresenta nesta quarta-feira, 28, a campanha que apresenta o novo desenho e posicionamento da marca. É no Dia da Educação que a instituição apresenta ao público sua repaginação com o lema “Despertamos futuros”, com narração de Lázaro Ramos e Camila Pitanga e reprodução na TV Globo, Canal Futura, GloboNews, GNT, Multishow, Viva, SporTV, Bis, Canal OFF e Mais na Tela, além do Globo.com.

Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo, apresentou durante a coletiva de imprensa realizada na  terça-feira, 27, o plano de transformação da marca que foi pensado com foco nas três frentes de educação feitas pela empresa: comunicação, ensino e trabalho. O objetivo é não pensar apenas na Fundação, mas incluir a Globo nesse processo, focando nas soluções inovadores de ensino, com o objetivo de “não deixar ninguém para atrás”.

O processo de rebranding passou pelas etapas de pesquisa, posicionamento de marca, identidade visual e ativação de campanha. No momento de pesquisa eles identificaram seus direcionamento para a atuação do terceiro setor na educação e ressaltaram ser uma causa engajadora no País, que busca uma transformação sistêmica e alavanca políticas públicas através de alianças estratégicas, elementos que compõe a visão de que “Uma educação de qualidade para todos é capaz de diminuir as desigualdades sociais no Brasil”.

Para o posicionamento de marca, os desafios eram evoluir, rejuvenecer e ampliar a marca da Fundação, re-explorando suas principais características, mas respeitando sua essência e legado. A mudança traz a alteração de alguns termos e busca ser mais vibrante, positiva e plural, com uma proposta de ser mais conectada, jovem, e se mostrar mais aberta e disponível para trocas.

A identidade visual da marca teve evoluções ao longo do tempo com atualizações de logo em 1990 e 2000. Agora ele traz elementos gráficos formados por linhas e tramas que remetem ao conceito do movimento, das trajetórias das pessoas e das conexões que se estabelecem entre educadores, famílias e comunidades, numa rede de despertares pela educação, com cantos arredondados trazendo mais modernidade, energia e flexibilidade para a marca e com fontes que seguem a tendência de leitura fácil e design simples, buscando ser mais acessível. 

“O olhar da Fundação Roberto Marinho para a escuta, o diálogo e a convicção no poder de transformação da educação, suportada pelo coletivo, foram os elementos que permearam a criação de referências da nova marca. De uma forma simbólica, a campanha estimula esse despertar e mostra quantas possibilidades nascem ao abrir mentes e corações para o outro e para o mundo, refletindo a força e a credibilidade da Fundação” explica Falcão. 

Uma tradução das soluções educacionais   

Hoje a Fundação atua em seis frentes de ensino: distribuição multiplataforma de conteúdo de educação e cultura; formação de professores e apoio às redes de ensino; serviços educacionais; novas metodologias e produtos; produção de evidências para políticas públicas e projetos sociais. E esta repaginação da marca busca trazer para o centro a imagem essas soluções educacionais que enfrentam os principais desafios da Educação no Brasil, como a defasagem na aprendizagem, distorção idade-série, evasão escolar e a inclusão qualificada dos jovens no mundo do trabalho.  

Os projetos contam com mais de 1.500 videoaulas de Ensino Fundamental e Médio, disponibilizadas gratuitamente no YouTube do Canal Futura; e a nova faixa de conteúdo infantil, segmentada por idades e por área do conhecimento, exibida pelo Futura na TV e nas plataformas Canais Globo e Globoplay. Para os professores e gestores, foram desenvolvidas matrizes curriculares com foco na aceleração de aprendizagem, são promovidos cursos de formação em parceria com redes públicas de todo o país e cursos livres online, além de um acervo pedagógico para download, com mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Médio.  Ajudando também a inserção dos jovens no mercado de trabalho, a fundação auxilia no programa Aprendiz Legal e proporciona a Plataforma Juventude, Educação e Trabalho (pjet.fm.org.br), com dados e análises sobre os principais indicadores desses temas no país, clareando a realidade dos maiores desafios para gestores e educadores.

**Crédito da imagem no topo: Champc/iStock

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf