O pós-digital é a nova fase do marketing e consumo

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O pós-digital é a nova fase do marketing e consumo

Estudo da Accenture mostra que quase metade dos executivos de negócios e TI de países emergentes consideram irreversível o impacto da tecnologia


21 de fevereiro de 2019 - 6h00

As tecnologias emergentes causaram um impacto irreversível no dia-a-dia das grandes empresas e tiraram, de forma definitiva, suas áreas de negócios da zona de conforto. Do marketing ao jurídico, passando pelos recursos humanos, existe uma demanda por mudanças.

De acordo com o estudo Accenture Technology Vision 2019, feito com 6.672 executivos de negócios, marketing e TI das principais economias mundiais durante o segundo semestre do ano passado, 45% relataram que o ritmo de inovação em suas empresas foi acelerado nos últimos três anos devidos às tecnologias emergentes e que esse movimento causou alterações irreversíveis.

“Mudança persistente, suposições e desafios constante além de novos players ilustram um cenário de regra e não mais exceção”, diz Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture. Diante da perspectiva do estudo, o caminho que está por vir nos próximos anos é ainda mais complexo e ousado, sobretudo, em meio a uma nova onda de tecnologias que inaugura a era do pós-digital.

Entram na lista: inteligência artificial, computação quântica e blockchain. “As empresas estão fazendo grandes avanços e percebendo os benefícios de novos modelos de negócios digitais e processos. Nós vemos exemplos disso em todos os lugares em como as pessoas compram, trabalham, aprendem, se comunicam e decidem”, diz Paul. O estudo pontua cinco ondas que marcam uma nova fase da sociedade: a era pós-digital em que as tecnologias exponenciais trarão um novo impacto no comportamento e nos negócios.

DARQ Power
Novas tecnologias são catalisadores de mudança possibilitando a criação de negócios e capacidades. Contas complexas, inteligência artificial, realidade estendida e computação quântica formam o próximo conjunto de novas tecnologias e podem desencadear uma mudança de ritmo e a reinvenção de indústrias inteiras.

As ondas identificadas em 2019 pelo estudo e nos últimos dois anos:

Novas identidades
As possibilidades de interação criadas pelas novas tecnologias estão expandindo a identidade tecnológica para cada consumidor. Essa base de conhecimento será fundamental não só de entender a próxima geração de consumidores, mas também para fornecer soluções ricas, individualizadas e baseadas na experiência.

Human+ Worker
Em tese, a alteração do local de trabalho está tornando as relações mais humanas onde cada indivíduo é capacitado por suas habilidades e conhecimentos. O próximo desafio é como adicionar mais tecnologia a esse processo ganhando em produtividade, mas construindo uma nova maneira de trabalhar na era pós-digital.

Abertos, porém seguros
As empresas não são vítimas, são vetores. Embora os negócios orientados para o ecossistema dependam  de interconectividade, essas conexões aumentam exposições das empresas aos riscos. Empresas líderes estão reconhecendo que, assim como eles já colaboram com todo ecossistemas para fornecer os melhores produtos, serviços e experiências, é necessário pensar em segurança de dados.

Microdemandas
A tecnologia está criando um mundo intensamente personalizado de experiências sob demanda, e as empresas precisam reinventar suas organizações para encontrar e capturar os oportunidades. Isso significa ver cada oportunidade como se fosse um mercado individual.

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