Maximídia

Jornada multiplataforma e comunidades na estratégia do UOL

No palco do Maximídia, Bebeto Pirró, Luiza Oliveira e PVC detalharam estratégia que combina OOH e ativações

i 2 de outubro de 2025 - 6h43

UOL Esportes

Luiza Oliveira (apresentadora), Paulo Vinicius Coelho (comentarista) e Bebeto Pirró (diretor de publicidade) (Créditos: Divulgação)

Distribuição multiplataforma, credibilidade e conexão com a comunidade: esses são os pilares estratégicos do UOL Esportes, apresentados no palco do Maximídia nessa quarta-feira, 1° de outubro.

Com 320 milhões de visualizações em todas as plataformas, mais de 10 milhões de espectadores no YouTube e alcance massivo via WhatsApp com 40 milhões de seguidores, o UOL prioriza uma estratégia que abrange toda a jornada do consumidor, do celular às telas out-of-home. Segundo Bebeto Pirró, diretor de publicidade, o imperativo é claro: o conteúdo tem que estar onde as pessoas estão.

Como parte dessa estratégia, a UOL anunciou uma parceria com a Heloo e Neooh para a Copa do Mundo 2026, que irá distribuir conteúdo esportivo em mais de 60 mil telas ao redor do Brasil, indo desde aeroportos e shoppings até áreas residenciais. O objetivo é entregar conteúdo transversal durante toda a jornada do consumidor, criando uma conversa contínua.

Luiza Oliveira, apresentadora do UOL News Esporte, destacou a importância de criar conexão com o consumidor não só no meio digital, mas também presencialmente.

O UOL é reconhecido por suas ativações e eventos que abraçam diferentes datas e comemorações brasileiras, como o carnaval com o CarnaUOL Para a Copa do Mundo não será diferente: Bebeto Pirró, diretor de publicidade do veículo, contou que, para o período, o UOL prepara o Torcida N1, camarote que irá unir torcedores noso jogos da seleção braisleira, promovendo momento de conexão e interatividade.

Para Paulo Vinícius Coelho (PVC), comentarista e jornalista esportivo, a Copa do Mundo 2026 trará uma característica que a diferencia de todas as outras até agora: a intersecção entre política, esporte e economia. Para ele, que estará cobrindo o evento in-loco, a tendência se revelou na Copa de Clubes neste ano, onde o país anfitrião atacou clubes da FIFA devido a divergências políticas.

Essa polarização coloca sob os holofotes a necessidade de que o jornalismo esportivo assuma o papel não só de entreter, mas de informar com rigor e responsabilidade. Pirró afirma: “a credibilidade traz relevância para o veículo, que gera audiência”.

Conteúdo multiplataforma

O Canal UOL estreou em julho na televisão aberta, através de uma parceria com a TV Goiânia. A novidade caminha lado a lado com a estratégia do veículo de marcar presença multiplataforma. Pirró afirmou que, atualmente, a fonte do conteúdo não está somente no jornal ou televisão, mas pode surgir de qualquer lugar, o que contribui para o surgimento de conversas multilaterais.

Segundo o executivo, ao dialogar com comunidades específicas, o engajamento conquistado se torna muito maior. No WhatsApp, o UOL Esportes já atingiu a marca de 20 milhões de seguidores, com comunidades de times chegando a 5 milhões de fãs.

PVC destacou que, diante do fluxo acelerado de informações e do amplo acesso facilitado pela tecnologia, a informação precisa passar por um processo contínuo de renovação, trazendo sempre novos enfoques. A possibilidade de explorar diferentes linguagens e abordagens em múltiplas plataformas amplia o alcance do mesmo conteúdo, permitindo que públicos distintos tenham acesso a ele e garantindo uma atenção mais qualificada à informação.