Super Bowl amplia conexão com fãs e marcas no Brasil

Buscar

Super Bowl amplia conexão com fãs e marcas no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Super Bowl amplia conexão com fãs e marcas no Brasil

Final da NFL deve impactar aproximadamente 23 milhões de pessoas no país até o próximo domingo, segundo Ibope Repucom


29 de janeiro de 2020 - 6h00

Crescimento de fãs no Brasil atrai atenção de marcas e eventos proprietários, como o Bud Basement, em São Paulo (Divulgação)

No próximo domingo, 2, Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers entram em campo para disputar o Super Bowl, no Hard Rock Stadium, em Miami. Se nos Estados Unidos o evento é há muito tempo um canhão midiático, no Brasil os números de engajamento do big game crescem ano após ano. Em 2019, a audiência da final da NFL em solo brasileiro foi 67% maior que a de 2015, segundo o Ibope. O tempo que o telespectador dedicou à transmissão do jogo também aumentou 34% entre as duas finais (2015 e 2019).

Além dos canais regulares, a audiência no país bateu recordes também em outras plataformas em 2020, segundo a ESPN, detentora exclusiva das transmissões do campeonato regular da liga americana, incluindo o grande evento. No serviço de streaming WatchESPN, o público da final cresceu 40% em relação ao Super Bowl de 2018. Já o site ESPN.com.br viu o número de visitantes únicos crescer 61% no conteúdo relacionado à decisão. “A NFL vem ampliando a sua base de fãs no Brasil a cada ano, fator que já coloca o mercado brasileiro como o segundo maior em número de fãs fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México. Mesmo assim, a liga tem potencial de crescimento”, afirma Giselle Ghinsberg, head de ad sales e parcerias da Disney no Brasil

Do ponto de vista de alcance em todas as mídias, segundo as projeções do Ibope Repucom, o Super Bowl LIV deve impactar aproximadamente 23 milhões de pessoas no país.  A estimativa é baseada no estudo Sponsorlink, que aponta que 24% dos internautas brasileiros se declararam fãs de futebol americano, o que representa atualmente 22,6 milhões de indivíduos com 18 anos ou mais das cinco regiões do país. Tais dados representam um crescimento de mais de 160% entre os apaixonados pelo esporte desde 2013. Realizada em junho de 2019, a pesquisa ouviu mais de mil entrevistados, que representam 94,4 milhões de pessoas que acessam a internet no Brasil.

De acordo com Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM e CEO Latam da World Surf League, a atração do brasileiro pelo Super Bowl encontra motivação por dois aspectos principais. “O primeiro deles é o trabalho de construção da ESPN, não apenas no investimento da cobertura, mas também na missão de explicar o esporte para as pessoas no país. O segundo ponto é curioso, porque está ligado ao carisma da figura da modelo brasileira Gisele Bundchen, que é casada com o Tom Brady, uma das maiores estrelas da NFL”, explica.

Marcas e eventos
O crescimento da modalidade no Brasil também atrai a atenção das marcas. Em 2019, Motorola, Mitsubishi, Bradesco, O Boticário, iFood, Mapfre e Havan participaram de toda a temporada da NFL na ESPN. Em 2020, os cotistas são Mitsubishi, Samsung, Budweiser, Mapfre, Claro, Magazine Luiza, Bradesco e CCAA. Além destes parceiros, o canal também fechou acordo pontual com mais de 15 marcas especificamente para o Super Bowl. “Tem uma oportunidade grande ainda para as marcas se apropriarem. As que fizeram isso com mais propriedade até hoje são da categoria de cervejas, como a Budweiser, ou de restaurantes, como o Applebess, que se relacionam de alguma maneira com a experiência de assistir ao jogo”, ressalta Ivan.

Além da presença das empresas nas transmissões e outras ativações, seja na televisão, out of home e nos meios digitais, alguns eventos especificamente criados por conta do Super Bowl também potencializam a experiência da final do futebol americano para o público brasileiro. Em 2020, por exemplo, a Budweiser vai repetir as edições do Bud Basement, casa cuja programação focada em esporte, música e gastronomia começa na sexta-feira (31) e vai até o término do big game, no domingo (2) de noite.

Outro comportamento que tem se consolidado ao longo das últimas temporadas de NFL no Brasil é a transmissão dos jogos no cinema, em uma parceria entre ESPN e Cinelive que em 2020 acontece pelo sétimo ano consecutivo. No próximo domingo, mais de 100 salas espalhadas por diversas cidades brasileiras vão transmitir a final do Super Bowl, com ingressos que variam entre R$ 60 e R$ 80. Somando somente as duas últimas edições (2018 e 2019), por exemplo, o número de fãs que assistiram ao evento no cinema chega a quase 25 mil.

*Crédito da foto no topo: NFL

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas