CEO da Rappi detalha medidas de melhorias para entregadores

Buscar

CEO da Rappi detalha medidas de melhorias para entregadores

Buscar
Publicidade

Marketing

CEO da Rappi detalha medidas de melhorias para entregadores

Sergio Saraiva avalia a paralisação ocorrida no início de julho e ressalta os desafios e evoluções da gig economy


8 de julho de 2020 - 6h00

 

Sergio Saraiva: “No conceito de ecossistema, nós precisamos que todos ganhem, não só a nossa plataforma” (Crédito: Arthur Nobre)

O executivo Sergio Saraiva Pontes assumiu o comando da Rappi no Brasil em janeiro deste ano. Desde então, conduz um processo de reestruturação e ajuste na estratégia de negócios. Com a crise fruto da pandemia, a empresa, que havia recebido um investimento de US$ 1 bilhão do Softbank no final de 2019, voltou a contratar e viu seus negócios crescerem 300% somente na última quinzena de março. Presente em nove países da América Latina, a Rappi vale aproximadamente US$ 3,5 bilhões e atua em 70 cidades do Brasil.

Além dos bons resultados, a empresa lida com os desafios impostos pela chamada gig economy, que inclui críticas relacionadas à precarização nas relações de trabalho, o que motivou um dia de paralisação dos entregadores de aplicativos de entrega de comida na semana passada, em diversas cidades brasileiras. Em entrevista na edição semanal de Meio & Mensagem, cuja integra, bem como o acervo, estão disponíveis até o fim deste mês, liberados para acesso gratuito pela plataforma Acervo, o executivo detalhou as ações que a empresa vem tomando ante as reivindicações dos prestadores de serviço.

Meio & Mensagem — Como a Rappi avalia a paralisação dos entregadores?
Sérgio Saraiva — Mais do que nunca, os entregadores têm sido um dos elos mais importantes durante esse período delicado que temos passado como empresa e como País. Aumentamos nosso time de atendimento para melhor atendê-los. Nós também oferecemos, desde o ano passado, seguro para acidente pessoal, invalidez permanente e morte acidental, e estamos constantemente buscando novas parcerias para descontos e condições especiais aos entregadores parceiros. Temos em vigor descontos na troca de óleo, para compra de rastreador de veículo e também em estacionamento de bicicletas próximo a estações de metrô. Desde o início, e até mesmo antes da pandemia atingir o País, desenvolvemos protocolos de proteção, tanto para os entregadores parceiros quanto para o ecossistema como um todo, tais como entrega sem contato, distribuição de máscaras e álcool em gel, além de faixas de distanciamento e sanitização de carros, motos, bikes e bags nas dark kitchens. Criamos ainda um fundo para apoiar financeiramente entregadores com sintomas ou confirmação da Covid-19 durante 15 dias e, mantendo a transparência, delegamos a administração desse fundo para a Cruz Vermelha Brasileira.

M&M — Uber, iFood, Rappi e outras empresas cresceram baseadas no conceito de gig economy, ou seja, não possuem funcionários, mas colaboradores. Como enfrentar essa questão da precarização do trabalho?
Saraiva — Somos um superaplicativo, que conecta quatro elos: o cliente final, os estabelecimentos comerciais, a indústria e os entregadores parceiros. Estamos sempre muito atentos a melhorias operacionais para todo ecossistema, e só conseguimos isso ouvindo todas as pontas e aprendendo sempre. No conceito de ecossistema, nós precisamos que todos ganhem, não só a nossa plataforma. Tanto nós, quanto os entregadores e os estabelecimentos. Nosso papel, neste caso, é mapear processos e garantir a segurança. Além de distribuir máscaras como eu mencionei, afastamos entregadores com mais de 60 anos. Mas, além disso, aplicamos medidas de gorjeta, o valor cresceu e estimulamos mais ações neste sentido. Do lado das empresas, reduzimos os prazos de pagamento porque o caixa é muito importante e conversamos com três governos para viabilizar a liberação de crédito via BNDES.

00

M&M — A Rappi começou a criar planos de contingência ainda em fevereiro em relação ao coronavírus aqui no Brasil. O que determinou essa estratégia?
Saraiva — Começamos a analisar os impactos da pandemia na China e depois na Coreia do Sul e na Itália. Ainda em fevereiro, colocamos em prática um plano de troca de insights com empresas que atuavam nesses países com soluções semelhantes à nossa e entendemos o que deu certo e o que deu errado para, a partir daí, decidir o que faríamos no Brasil. Na ocasião, identificamos quais verticais dentro da Rappi que poderiam crescer em demanda e contratamos a assessoria de uma infectologista que mapeou processos, pontos de risco e mitigações. Mapeamos impactos para o consumidor, o entregador, o funcionário dos estabelecimentos e outros pontos importantes. Esse plano foi seguido de distribuição de máscaras e desinfecção das motos e bags, ele funcionou 90% e foi muito importante ter acompanhado as curvas nos outros países de forma antecipada.

M&M — Quais foram os primeiros impactos do isolamento na dinâmica dos serviços oferecidos pela Rappi?
Saraiva — Logo nos primeiros dias, supermercados e farmácias cresceram de forma exponencial. Antes do isolamento, o comportamento do nosso consumidor era baseado na conveniência. Mas, a partir de então, esse comportamento passou a ser baseado na necessidade, ou seja, ao não poder sair de casa, eles contaram com novas formas de consumo. E isso impactou diretamente no perfil dentro da plataforma. Quando o consumo era baseado na conveniência, o número de itens era pequeno. Na necessidade, cresceu e passou a ser de compras do mês. Logo, isso demandou um foco nas entregas em carro e não somente em moto.

M&M — Como essa dinâmica impactou no B2B?
Saraiva — Do ponto de vista dos parceiros, quem não operava com delivery, na maioria das vezes o grande restaurante ou os pequenos sem estrutura, tiveram que se adaptar e isso alavancou uma tendência das dark kitchens, em que os restaurantes se tornaram um espaço de cozinha e distribuição. O que também vimos, da parte dos nossos parceiros, principalmente supermercados, é que as marcas começaram a intensificar promoções e de forma omnichannel, utilizando o app, as redes sociais e outros canais. Isso foi uma mudança muito importante nessa forma de as marcas parceiras conversarem com seus consumidores nessa nova dinâmica.

M&M — A pandemia tem sido apontada como responsável por uma transformação digital à força. Mas, na prática, o que mudará ou já mudou?
Saraiva — Há quatro anos, a Rappi fez uma aposta de que o mundo seria no celular através de serviços de conveniência. E isso vem acontecendo. E a pandemia, o que fez, foi acelerar essa vida no celular. Num primeiro momento, ninguém podia se deslocar e a vida passou a ser resolvida no celular. Isso trouxe gente nova, no caso do nosso aplicativo, usuário que aumentou sua frequência. Consumidores que pediam só comida pelo app e agora compram em supermercados, material de construção, roupas. Ou seja, existe uma nova experiência e entendemos que parte significativa desses hábitos vão ficar. Só que a pandemia não acaba por decreto. Não é do dia para a noite.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim do mês pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também