Marketing
Apagão faz Americanas perder R$ 2 bilhões em valor de mercado
Instabilidade afeta sites, aplicativos e toda operação de e-commerce de Americanas, Submarino e Shoptime
Apagão faz Americanas perder R$ 2 bilhões em valor de mercado
BuscarApagão faz Americanas perder R$ 2 bilhões em valor de mercado
BuscarInstabilidade afeta sites, aplicativos e toda operação de e-commerce de Americanas, Submarino e Shoptime
Meio & Mensagem
22 de fevereiro de 2022 - 6h02
As mais de 24 horas fora do ar já renderam prejuízos financeiros para a Americanas. A instabilidade nos sites de Americanas, Submarino e Shoptime, que começaram no sábado, 19 e se agravaram no domingo, 20, deixando as empresas fora do ar ao longo de toda a segunda-feira, 21, fizeram com que a empresa perdesse quase R$ 2 bilhões em valor de mercado.
De acordo com dados da consultoria Economática, divulgado por diversos veículos de imprensa, a Americanas terminou a segunda-feira, 21, com valor de mercado de R$ 27,9 bilhões (R$ 1,97 bilhão a menos em comparação com o valor que a companhia registrava na Bolsa na sexta-feira, 18).
A suspeita é de que os sites do grupo tenham sofrido algum tipo de ataque hacker e, por questões de segurança, a empresa diz ter suspendido parte de seus servidores.
Nesta segunda-feira, 21, a empresa colocou em seu site um aviso sobre a situação. “A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para para normalizar com segurança segurança o mais rápido possível”. A companhia reforça, na mesma mensagem, que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.
Essa não é a primeira vez que empresas tem seus serviços prejudicados por ataques virtuais. Em agosto do ano passado, a Renner sofreu um ataque cibernético que derrubou parte de seu sistema e deixou o site da companhia fora do ar. A situação só voltou a normalidade três dias depois.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta