Para brasileiros, mulheres ainda são retratadas em papéis tradicionais na mídia

Buscar

Para brasileiros, mulheres ainda são retratadas em papéis tradicionais na mídia

Buscar
Publicidade

Marketing

Para brasileiros, mulheres ainda são retratadas em papéis tradicionais na mídia

Pesquisa da ONU Mulheres, com apoio de J&J, Kantar, P&G e Unilever, evidencia regressão de igualdade de gênero ocorrida durante período da pandemia em âmbito global


20 de junho de 2022 - 10h07

Apesar de apresentar avanços significativos nas últimas décadas, a igualdade de gênero parece ainda caminhar em patamares lentos para a importância da pauta na atualidade. Em parceria com a Johnson & Johnson, Kantar, Procter & Gamble e Unilever, a ONU Mulheres realizou um levantamento sobre o tema em 20 países e constatou que, ainda que a população reconheça o significado da evolução do assunto em suas nações, pensamentos contrários também prevalecem, como resultado de uma regressão, concomitante com a pandemia da Covid-19.

Intitulado The Levers of Change: Gender Equality Attitudes Study 2022, os resultados do estudo foram divulgados durante o Festival Cannes Lions.

 

(Crédito: Dilok Klaisatapor/shutterstock)

Em alguns âmbitos, o recorte brasileiro mostra uma percepção positiva: 86% dos respondentes acreditam que a equidade de gênero é algo essencial no tratamento de homens e mulheres. Em relação ao trabalho, 80% concordam com o fato de que um bom salário é a melhor forma de mulheres serem independentes, mas a crença de que homens devem receber mais que mulheres em um mesmo posto e de que elas não devem ganhar mais que seus maridos ainda existe para, respectivamente, 12% e 13,2% dos entrevistados. 

37% afirmam que elas devem trabalhar menos para se dedicarem à família e 19% apontam que o papel da mulher é cuidar de assuntos de casa enquanto homens devem ser os provedores financeiros. Nesse sentido, mais da metade (54,7%) dizem que, quando as mães trabalham para ganhar dinheiro, as crianças sofrem, enquanto em relação ao pai, a porcentagem cai para 29,9%. Contudo, 94,5% indicam que, no futuro, deverá importar a equidade de pagamentos, a despeito do gênero do colaborador. 

A percepção pode ser vista na mídia. Quase 77% acham que a mídia brasileira retrata o papel feminino em termos tradicionais, como mães, esposas e cuidadoras, e homens em situação de poder, sendo representados como provedores, líderes e executivos – este sendo o discernimento de 72,5% da amostragem ouvida pela pesquisa. 

O caso não é uma exclusividade brasileira: a média global se mantém em 68% acerca da percepção de que mulheres ainda são retratadas de maneira tradicional, o que representa um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao resultado obtido em 2018. O pensamento em relação ao papel do homem em posições de poder fica em 72%, alta de 20 pontos percentuais quando comparado também ao estudo realizado há quatro anos.

A pesquisa também refletiu sobre segurança e liberdade sexual. Cerca de 40% das mulheres declararam se sentir inseguras em casa, e mais de 50% têm o mesmo sentimento no que diz respeito a espaços públicos. A ONU Mulheres alerta para o fato de que a porcentagem é alta em relação aos demais países consultados. Já no que diz respeito a relações sexuais, o levantamento mostra que 10% não concordam que mulheres devem ser livres para recusar relações com seus maridos ou parceiros e a mesma quantidade diz que existem circunstâncias aceitáveis ​​para que haja agressão de cônjuges ou parceiros.

Em âmbito mundial, a porcentagem para este último quesito fica em 19%, com destaque para a Índia, Suécia e Estados Unidos. A disparidade se coloca com aumento de dois pontos comparado a 2018.

Traçando um panorama para o futuro, grande parte acredita ser importante que mulheres tenham mais oportunidade no mercado de trabalho e na política (93,6% e 89,3%, respectivamente). Um alto contingente, de 92,6% e 95%, tem a crença de que deverá haver mais acesso de mulheres à educação superior, bem como mais respeito a elas em todas as áreas. 

A reflexão acerca de tempos de crise também gera surpresas. Nos 20 países consultados pela ONU Mulheres e pelas companhias participantes, 25% concordam que em tempos de escassez de alimentos, a prioridade deve ser dada aos homens. O percentual é ainda maior quando o tema muda para a falta de trabalho, para 31%, o maior direito às vagas também deve ser direcionado à força masculina.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras