Lisiane Campos explica crescimento da Piracanjuba em marca e em negócios

Buscar

Lisiane Campos explica crescimento da Piracanjuba em marca e em negócios

Buscar
Publicidade

Marketing

Lisiane Campos explica crescimento da Piracanjuba em marca e em negócios

Com amplo portfólio de produtos, a marca, que é a sexta mais escolhida pelos brasileiros, segundo o BrandFootprint, expande seus canais de venda, com parcerias com Zé Delivery e BEES


24 de junho de 2022 - 16h36

A Piracanjuba nasceu há 66 anos como uma fábrica goiana de manteiga. Com o passar dos anos, a empresa foi crescendo e se expandindo para outras regiões do Brasil, tornando-se a Laticínios Bela Vista, que conta, hoje, com um portfólio amplo de marcas, como a própria Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, ChocoBom e MeuBom. Além disso, a companhia mantém parceria com a Blue Diamond, cooperativa norte-americana produtora de amêndoas, para produção e comercialização da marca Almond Breeze, e com a Nestlé, para a produção e distribuição nacional dos leites UHT Ninho e Molico.

 

Ivete Sangalo é a atual garota propaganda da Piracanjuba (crédito: reprodução)

Com um extenso portfólio de produtos, que inclui a linha Zero Lactose, o Piracanjuba Whey e o ImunoDay, atualmente, a marca Piracanjuba é a sexta mais escolhida pelos brasileiros, de acordo com a décima edição do Brand Footprint, ranking elaborado pela Kantar. “Ao longo dos anos, viemos oferecendo para nossos consumidores produtos para atender as suas necessidades. Neste ano, trouxemos lançamentos como o leite A2 em caixinha”, afirma a gerente de marketing da marca, Lisiane Campos.

Em 2020, a Piracanjuba criou uma divisão científica, chamada de Piracanjuba Health & Nutrition. A divisão é um departamento totalmente estruturado e voltado para a pesquisa e desenvolvimento de produtos para suprir as necessidades nutricionais das pessoas em diferentes faixas etárias. E para dar conta de toda essa produção, a empresa conta com sete unidades fabris em todo o território nacional.

A despeito da longa história no mercado, Lisiane Campos conta que o crescimento da marca no País se deu de fato nos últimos 16 anos. “Todo o seu desenho, a sua história foi contada nos últimos 16 anos, seja de crescimento, de expansão territorial, de unidade fabril, de distribuição de produtos. O portfólio que temos hoje foi, praticamente, construído nesse período”, reforça.

Certamente, o investimento em comunicação também tem contribuído para esse desempenho de negócio e para tornar a marca — atualmente atendida pela agência Cuattro, no digital, e pela GoodBrands no off-line — uma das mais selecionadas pelo consumidor no PDV. Nesse sentido, a empresa tem apostado em grandes celebridades para estrelar suas campanhas de marca. Em 2015, a Piracanjuba trabalhou com Bruna Marquezine para divulgar seu lançamento da época que era a linha Zero Lactose, justamente porque a atriz era intolerante a lactose. De 2019 para cá, a marca está trabalhando com a Ivete Sangalo. Segundo Lisiane, a credibilidade que a cantora tem no mercado complementa a da Piracanjuba. “Esse endosso dela para nossa marca, para chegar aos lares onde ainda não estávamos, era importante. Ela complementa, contribui com a imagem de marca”, argumenta.

Quando o assunto é mercado internacional, a Piracanjuba  comercializa seus produtos em alguns estados dos Estados Unidos, como a Flórida, e em países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile — desde o ano passado — e Cuba). “Principalmente nos últimos dois, três anos vender, fazer exportação não é tão viável, está praticamente ficando tudo dentro do Brasil, mas temos projetos para crescer fora, mas estamos esperando o momento adequado”, salienta a gerente, sobre uma expansão internacional mais acelerada.

Expansão de canais

Não foi só o portfólio de produtos da Piracanjuba que cresceu com o passar dos anos, mas os canais de venda também. De 2019 para 2021, a Piracanjuba praticamente dobrou a quantidade de produtos ofertados aos consumidores nos canais digitais. Até agosto de 2021, o volume das vendas chegou a 700%, tendo como base a referência de 2019, quando a marca ingressou no e-commerce. A marca ficou com segundo lugar no ranking da Kantar de marcas mais escolhidas nos canais digitais em 2021.

Atualmente, a empresa tem a venda pelo e-commerce no B2B, por meio de parceria com Compra Agora, canal desenvolvido pela Unilever. Além disso, a marca comercializa seus produtos em marketplaces, como a Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre. “A intenção é estar onde o consumidor precisa para que ele possa consumir o nosso produto. Se ele está no digital, nós estamos no digital”, enfatiza Lisiane.

Além de estar presente no BEES, aplicativo da Ambev que permite compra de produtos e revenda por pequenos e médios varejistas, a Piracanjuba também, recentemente, fechou uma parceira com o Zé Delivery, para atender o B2C. A parceria é válida para os consumidores dos seguintes estados: São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre, Mato Grosso e Rondônia. “Para nós, esse tipo de parceria é interessante, porque não conseguiríamos chegar nesse varejo, o pequeno barzinho da esquina, a loja de conveniência, a padaria com a nossa estrutura comercial”, ressalta a gerente de marketing.

Apesar de a pandemia ter impulsionado os canais digitais da Piracanjuba, os canais tradicionais de venda ainda representam a maior fatia das vendas da empresa. Entretanto, Lisiane entende que o e-commerce veio para ficar. “Se o consumidor está no digital, temos que manter os nossos esforços no digital. O varejo alimentar já está se remodelando, percebemos o movimento de várias redes fechando grandes hipers e virando médio porte,  justamente porque o digital ganhou força nesse período de pandemia”, comenta, acrescentando que a companhia está investindo em equipe para atuar mais fortemente no canal digital.

Sustentabilidade

Assim como a expansão de canais foi um fator importante para a Piracanjuba no último ano, a sustentabilidade também ganhou relevância na agenda. Neste ano, a companhia lançou pelo segundo ano consecutivo seu relatório de sustentabilidade. De acordo com o relatório, em 2021, a companhia dispendeu R$ 31 milhões em questões ambientais, o que representa uma alta de 47,4% em relação a 2020. Além disso, ano passado, a Piracanjuba também investiu R$ 10,7 milhões em novos projetos na área ambiental, quatro vezes mais do que no ano anterior.

Ainda em 2021, a empresa reusou 97,3 milhões de litros de água nas operações, um aumento de 6,4% em relação a 2020; 58 milhões de litros de água foram obtidos por meio da água extraída do próprio leite; e a companhia reciclou ou reaproveitou 30,8 milhões de toneladas de resíduos.

De acordo com Lisiane, a empresa sempre teve essa preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente, só não divulgava até então. “Nós já fazíamos muitas coisas, mas não gostávamos de divulgar. Estou aqui há muito tempo e lembro claramente que os donos da empresa falavam que nós não precisávamos ficar divulgando as nossas ações para poder crescer marca, que isso é uma coisa que se faz de coração e não para captar imagem”, diz.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira