Cade nega abertura de processo contra Globo

Buscar

Cade nega abertura de processo contra Globo

Buscar
Publicidade

Mídia

Cade nega abertura de processo contra Globo

Órgão escarece que analisa as negociações envolvendo o Campeonato Brasileiro com os clubes, mas que não há procedimento formal instaurado


19 de maio de 2016 - 9h54

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) esclareceu ao Meio & Mensagem, na tarde desta quarta-feira, 18, que está em andamento uma análise inicial que colhe informações sobre as negociações entre clubes e a Globo envolvendo o Campeonato Brasileiro, mas que não existe nenhum processo formal em aberto.

O órgão foi consultado após reportagem do Uol afirmando que o Cade teria aberto um processo para “investigar o monopólio da Globo no futebol”. “Após a instrução inicial, o procedimento preparatório pode ser transformado em inquérito administrativo ou arquivado”, diz o Cade que também esclarece que sua atuação se restringe a apurar infrações à concorrência. “Questões relacionadas ao descumprimento do Estatuto do Torcedor, por exemplo, não são de competência do órgão. ”

O Cade acompanha de perto as negociações envolvendo a Globo, o Esporte Interativo, da Turner, e os clubes em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro na TV a cabo a partir de 2019. Em fevereiro, o órgão questionou a Globo sobre quais os clubes possuíam negociação em andamento e os principais fatores que têm sido levados em consideração nessas negociações. Na ocasião, a emissora disse que não comenta processos em andamento.

Em abril, o Esporte Interativo anunciou que havia fechado com 14 times para a transmissão da série A do Campeonato Brasileiro na TV paga, a partir de 2019 e se comprometeu a possibilitar novas formas de capitar recursos, como mudanças nos horários para incentivar a ida ao estádio e mais foco nos cartões de sócio-torcedor, além de valorizar a marca dos anunciantes.

Também em abril, em entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem, Pedro Garcia, diretor de direitos esportivos da Globosat e da Globo, disse que a concorrência existe e quem mais ganha com isso são os clubes.”Todas as informações solicitadas estão sendo fornecidas diretamente ao Cade”, ressaltou Garcia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura