Por que Michael Jordan não se posicionava?

Buscar

Por que Michael Jordan não se posicionava?

Buscar
Publicidade

Opinião

Por que Michael Jordan não se posicionava?

Construção de marca se faz de forma lenta e gradual, mas a destruição pode ocorrer em segundos


2 de junho de 2020 - 15h55

Michael Jordan, no documentário The Last Dance, da Netflix (Crédito: divulgação)

Grande sucesso na Netflix, a série The Last Dance, que acompanha a carreira de Michael Jordan, melhor jogador de basquete da história e um dos maiores atletas de todos os tempos, é o documentário mais visto da plataforma de streaming, com 23,8 milhões de pessoas no mundo todo (exceto os EUA, onde os direitos pertencem à ESPN e já foi visto por 5,6 milhões de pessoas, em média, em cada um dos episódios).

Garoto-propaganda da Nike desde sempre, ele tinha uma predileção pela Adidas no começo de carreira e só assinou com a Nike em função de um empurrãozinho de sua mãe. Jordan era averso a polêmicas. Vale lembrar que, naquela época a Nike era uma marca com significativo share no atletismo, porém sem penetração no basquete.

No capítulo quinto da série, Michael Jordan é cobrado pela imprensa por se isentar publicamente quanto ao processo eleitoral, quando Harvey Gantt tentava ser o primeiro senador afrodescendente da Carolina do Norte. O candidato disputava a vaga com Jesse Helms, do partido Republicano, que se posicionava favoravelmente, por exemplo, à segregação nas escolas e contrário à criação do feriado em homenagem à Martin Luther King Jr. Entre os colegas do Chicago Bulls, Jordan informalmente comentou que “os republicanos também compram tênis de esporte”. No entanto, Jordan auxiliou financeiramente a campanha de Gantt.

Michael tem contrato vitalício com a Nike e já embolsou US$ 1,3 bilhão com a marca Air Jordan, desejada mundialmente.

As empresas devem analisar com apurada cautela os riscos de associação de suas marcas ao firmarem contratos com atletas e personalidades.

Recentemente, Gabriela Pugliese cometeu um grave equívoco ao organizar, participar e divulgar de forma pejorativa uma festinha com alguns outros amigos e influencers, como ela, em plena quarentena. O resultado disso? As marcas que a patrocinavam imediatamente repudiaram a ação e muitas rescindiram os respectivos contratos.

Em 2003, o apresentador Gugu Liberato realizou uma entrevista com supostos integrantes do PCC para o Programa Legal, no SBT, quando disputava com Fausto Silva a liderança na audiência das tardes de domingo. Assim que o escândalo surgiu na mídia, a Nestlé retirou Gugu da campanha que realizava justamente com o próprio Fausto Silva e Hebe Camargo.

Em um mundo em que a notícia circula aceleradamente, como hoje, é preciso ter muito, mas muito cuidado, ao se posicionar publicamente. A construção de marca se faz de forma lenta e gradual, mas a destruição pode ocorrer em segundos. Basta um posicionamento ou associação equivocada.

Há mais de duas décadas, a Cherry Coke (refrigerante com sabor de cereja da Coca-Cola) foi lançada no Brasil e, por ser um produto voltado ao público jovem, a empresa escolheu Edmundo, jogador de futebol que, pelo seu jeito irreverente e indomável à época (não é à toa que tem o apelido de “Animal”) possuía grande apelo junto ao público jovem.

O refrigerante não teve sucesso, porém, a campanha “A Cherry Coke é o bicho, e o Edmundo é o Animal” trouxe grande recall. E a contratação do Edmundo? Houve um evidente risco calculado pelo patrocinador.

O tema é polêmico, interessante, rico em casos positivos e negativos.

A Nike, por exemplo, tem obtido muito sucesso com os embaixadores da marca, como Ronaldo Fenômeno e Cristiano Ronaldo. Por outro lado, a empresa também passou por situações constrangedoras com o atleta paralímpico Oscar Leonard Carl Pistorius e o ciclista Lance Armstrong, envolvidos, respectivamente, em polêmicas de assassinato e doping.

Michael Jordan evitava se posicionar de forma política, bem como se envolver em polêmicas, pois o foco era a sua carreira como atleta e suas relações comerciais. A Nike em muito agradece.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também