Aos dez anos, Coala Festival celebra história e expansão
Em 10ª edição, festival tem novo palco e terraço em colaboração com patrocinadores e presta homenagem à sua história e sua primeira edição em Portugal
Aos dez anos, Coala Festival celebra história e expansão
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Thaís Monteiro
4 de setembro de 2024 - 6h00
Entre 6 e 8 de setembro, o Coala Festival celebra os dez anos do evento e da operação com um line-up que faz ode à década de história. O evento acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, e será transmitido, pela primeira vez, no Disney+. Além disso, a décima edição do evento conta com oito marcas patrocinadoras.
O Coala Festival foi criado em 2014 com a proposta de fortalecer o cenário musical brasileiro. Assim, a primeira edição, em março, recebeu artistas de renome nacional, como Criolo, Tom Zé, O Terno, Trupe Chá de Boldo, Charlie e Os Marretas e 5 a Seco.
Ao longos dos anos, o festival abriu portas para o novo, seja em shows especiais ao unir artistas de gêneros distintos, ou em termos de negócios. Em 2018, empresa lançou um estúdio criativo junto à AKQA, o AKQA Coala.Lab, e o Coala Records, que trabalha na produção de discos. Essa foi a primeira empreitada em expansão de negócios.
Hoje, o guarda-chuva Coala Music, criado em 2023, conta com várias frentes: festival (Coala Festival), selo fonográfico (Coala Records), gerenciamento de carreira (Coala Management), consultoria (Coala Studios), agência criativa (AKQA Coala.Lab) e plataforma de conteúdo digital (Coala TV). Mais recentemente, a Coala Music começou a atuar em turnês, como a de Tim Bernardes, O Terno, BK e Liniker.
“De lá pra cá, a nossa atuação dentro do mercado da música cresceu exponencialmente. Sinto que conseguimos mostrar para o mercado que o Coala deixou de ser apenas um festival e se tornou um parceiro para qualquer projeto relacionado a música”, compartilha o sócio-fundador e curador do festival, Gabriel Andrade.
Este ano, o festival ganhou sua primeira edição internacional, em Lisboa. A organização irá repetir o feito em 2025. Ainda assim, Andrade afirma que o evento está em fase beta. “Significa que o festival está sempre em construção e nunca em sua versão final. Nós sempre testamos coisas novas em momentos apropriados e os 10 anos do Coala é uma dessas ocasiões, onde vamos testar uma versão do evento com atualizações na experiência”, explica.
Em homenagem aos dez anos do festival, a 10ª edição do Coala Festival trás de volta aos palcos artistas que se apresentaram na primeira edição do evento. Assim, o line-up inclui Planet Hemp, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, O Terno, Criolo, entre outros.
Conforme Andrade, a temática dos 10 anos vai estar presente em vários pontos de contato do evento. “O Coala 10 anos segue o mesmo raciocínio que viemos desenvolvendo ao longo dessa década, mas, dessa vez, o evento se propõe a relembrar a nossa história e apontar caminhos para o futuro”, explica.
Adicionalmente, a empresa convidou o selo de DJs Enchufada, de Lisboa, para se apresentar no evento, em referência à primeira edição do festival em Portugal. “Aponta o caminho que queremos para o Coala no Brasil também”, diz. A celebração também ganha espaço na comunicação visual dentro e fora do festival e no merchandising.
Além disso, o festival conta com novidades que estão diretamente ligadas às marcas patrocinadoras. Segundo a empresa, este ano o evento tem recorde de marcas participantes. Este ano, Amstel apresenta o Coala Festival e a Elo é o meio de pagamento oficial. Na lista de patrocinadoes, ainda figuram Leão e TIM. Natura, Jameson. Amstel Vibes e Chilli Beans são apoiadores.
A edição terá um terceiro palco, patrocinado pela TIM, e um terraço oferecido por Amstel, que estreia no patrocínio ao evento. Conforme o executivo, o investimento das marcas representa 40% da receita do festival.
Por sua vez, Elo oferece descontos para clientes, incluindo a pré-venda. Leão apresenta uma área de descanso e distribuirá bucket hats. Natura irá oferecer produtos ao público. Jameson apresentará os sets de DJs no palco principal.
Outras marcas presentes são: Crystal, Umbro, Altafonte, Boa Music Rights, aLeda, BlaBlaCar, Tereos, Rádio Eldorado, Melted e Bullguer. Nos bastidodres, Altafonte fará a ponte entre artistas de players do mercado publicitário. Aleda oferece a seda oficial do evento e terá uma edição especial do produto em colaboração com Coala Festival. Como media partner, Melted fará conteúdos ireverentes sobre o evento. A Rádio Eldorado terá quadros exclusivos sobre o festival. E BlaBlaCar oferecerá descontos para o público.
“No Coala, sempre pensamos nas marcas como colaboradoras da experiência do festival. Então, nós as ajudamos a criar ativações de marca que gerem valor para o público final e para a fluidez da experiência do festival”, coloca o executivo.
Outra novidade se dá na esfera das transmissões. Na semana passada, o Disney+ anunciou a transmissão do festival em seu streaming para assinantes. Não é a primeira vez que o evento ganha plataformas de streaming. Em 2020, o evento teve uma edição no YouTube e no TNT. Já em 2022, a empresa transmitiu o evento no seu canal no YouTube.
A parceria com o Disney+ ocorreu a partir de iniciativa da empresa, que buscou parceiros para transmitir o evento. Andrade explica que ocorreu maior sinergia com a Disney. “Eles entendem o produto, a nossa visão do que é a transmissão do Coala e toparam embarcar com a gente nessa”, conta.
Além disso, não é a primeira vez que Disney+ exibe shows ao vivo. Em 2023, a empresa televisionou o show de Paul McCartney no Maracanã.
O contrato vale para esta edição do evento, mas a empresa acredita que a união tem potencial de se estender. Mesmo assim, a Coala Music seguirá transmitindo todos os próximos eventos em diante.
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