Como a Friboi pretende crescer na categoria de churrasco
Plano de marketing envolve presença em eventos, influenciadores especialistas e atualização de PDVs
Como a Friboi pretende crescer na categoria de churrasco
BuscarComo a Friboi pretende crescer na categoria de churrasco
BuscarPlano de marketing envolve presença em eventos, influenciadores especialistas e atualização de PDVs
Caio Fulgêncio
31 de maio de 2024 - 6h10
Boa parte dos investimentos da Friboi dos últimos dois anos está voltada para expansão e fortalecimento da marca Maturatta na categoria de churrasco. Com isso, a empresa do grupo JBS está apostando em várias ações de lançamentos em grandes eventos, além de atualização dos postos de venda espalhados pelo Brasil.
Entre as novidades recentes, em maio, a marca lançou oficialmente a linguiça Maturatta, feita 100% de costela bovina. A apresentação ocorreu na Apas Show, mais importante feira brasileira de bebidas e alimentos, realizada em São Paulo.
Antes disso, há pouco mais de nove meses, a marca incluiu no portfólio a linha de hambúrguer bovino com cortes específicos para grelha, cultura forte principalmente nos Estados Unidos. Segundo Anne Napoli, CMO da Friboi, no Brasil, o item alcançou rapidamente bons resultados de aceitação no varejo, alcançando a liderança, com 31%, em hambúrguer bovino.
“Temos feito um trabalho bem intenso para consolidá-la (Maturatta) como top of mind de carne para churrasco. Agora, estamos com a linguiça de costela, que é uma inovação, porque sabemos que o mercado de linguiça é super consolidado. Entendemos que era importante tê-la no portfólio para churrasco, como um ‘abre alas’, ou seja, um aperitivo no começo do churrasco”, diz a executiva.
A meta ambiciosa de se tornar a “principal marca de churrasco do brasileiro” possui um plano de marketing à altura, com olhar dedicado aos pontos de venda. A estratégia conta com o Espaço Churras, um local que concentra todos os elementos necessários para o churrasco.
Atualmente, conforme a CMO, existem 600 espaços espalhados em supermercados do País. “É um trabalho forte também de inovação para facilitar para o consumidor”, ressalta.
Além disso, de forma ampla, desde 2023, a Friboi está atualizando as áreas de açougue com um plano de ambientação com painéis de LED, programa de gestão, treinamento e fidelização. O objetivo com isso é digitalizar a comunicação e se conectar melhor com os compradores. Nas embalagens, a empresa passou a incluir informações de receitas e cortes.
A marca tem ainda uma campanha robusta com outros pontos de contato, com os eventos entre os mais relevantes. Nessas ocasiões, um dos pilares estratégicos é uso de influenciadores “mestres churrasqueiros”, especialistas que “conhecem e sabem comunicar sobre o assunto”.
A comunicação também foca em mídias mais convencionais, com forte presença online e out-of-home (OOH). Com isso, a finalidade é criar uma linguagem mais contínua e fácil de ser alterada para divulgar as novidades. Nessa área, a Friboi tem uma parceria longeva com a Lew’Lara. Já em digital, o trabalho é com a Ginga.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros