A praça é do povo, com patrocínio do Itaú
Banco investe no Carnaval de Salvador, foca Praça Castro Alves e expansão no estado
Banco investe no Carnaval de Salvador, foca Praça Castro Alves e expansão no estado
Roseani Rocha
3 de fevereiro de 2012 - 12h11
Uma das grandes empresas que investem no Carnaval de Salvador, o Itaú este ano preparou ações especiais para um ponto icônico para a cultura da cidade e do estado: a Praça Castro Alves. Embora não divulgue valores, o banco patrocina o carnaval de Salvador há cinco anos, e isso corrobora também sua estratégia de expansão em um dos principais estados da região Nordeste.
O banco apoia a revitalização da Praça Castro Alves e isso também tem um motivo que vai além do período da folia: lá está localizado um conjunto de salas de cinemas, ainda com a marca Unibanco, mas que vai virar Espaço Itaú de Cinema ainda no primeiro semestre. Para o Carnaval, com apoio da agência Tudo, o banco patrocina a montagem na Praça de um palco de 20 m, com 12 atrações, entre as quais Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Saulo, Timbalada, Lazo e Nagary Lord. Os brincantes que tiverem espírito de aventura poderão atravessar a Praça em uma tirolesa de 190 m e à noite a atração será mais uma vez a projeção mapeada na ex-sede da Federação dos Esportes (que dará lugar a um hotel da rede Fasano, em 2013). “Fizemos projeção ano passado, mas a diferença este ano será a qualidade do conteúdo, que retratará a história do Carnaval de Salvador, com uma tecnologia ainda mais evoluída”, comenta Fernando Chacon, diretor de marketing do Itaú Unibanco.
Mauricio Magalhães, presidente da agência Tudo, destaca o apoio que o banco dá também a blocos que têm presença forte na cultura local e não são comerciais ou vivem da venda de abadás, como Filhos de Gandhi, Bankoma, Cortejo Afro, Ilê Aiyê e o de Carlinhos Brown.
“Esse patrocínio não tem peso de negócio, mas expressa a valorização que o banco dá à cultura. Todo investimento em festas populares é uma forma de desenvolver uma sociedade mais madura e consciência crítica. É mais uma crença do Itaú na capacidade de mudar a sociedade”, avalia Chacon. Apesar da justificativa, o banco ainda não está presente no carnaval de Recife e Olinda, um dos mais populares. O motivo, justifica o executivo, é o formato atual de exploração comercial do carnaval pernambucano. Mas acrescenta que pretende “conquistar esse espaço em breve”.
Na Bahia, o Itaú possui 111 agências e pretende inaugurar mais 12 até o fim deste ano, quatro delas estarão em Salvador.
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