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Do aço à música: o que a Gerdau pretende ao patrocinar o Rock in Rio
Pela segunda vez no festival de música, companhia pretende difundir a imagem de sustentabilidade ao mesmo tempo em que tenta rejuvenescer e modernizar a marca
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Bárbara Sacchitiello
16 de julho de 2024 - 16h22
Quando a Gerdau anunciou, em 2022, que pela primeira vez seria patrocinadora do Rock in Rio, até a própria empresa imaginava que a associação seria vista pelo público com certa estranheza. “O que uma indústria de aço vai fazer em um festival de música”, questiona Pedro Torres, diretor de comunicação da Gerdau, ao comentar sobre as primeiras impressões que o patrocínio poderia ter causado.
A resposta, no entanto, já estava bem preparada tanto internamente como nos planos de comunicação da empresa: rejuvenescer a marca, tirando um pouco da imagem áspera e mais rígida do segmento, mostrando ao público como o aço está presente no cotidiano das pessoas – e, também, como seu uso pode ser mais sustentável.
“Muitas pessoas não imaginam, por exemplo, que 70% do aço vem da reciclagem. Além disso, tínhamos dificuldades em conseguir atrair jovens talentos, que ainda relacionam à indústria a uma visão muito tradicional. Precisávamos encontrar uma maneira de contar sobre nosso posicionamento e atuação de forma mais humana”, relata o executivo.
A expectativa não apenas foi alcançada pela companhia como o investimento foi ampliado: depois de estrear no Rock in Rio em 2022, a Gerdau patrocinou a primeira edição do The Town, no ano passado e, agora, retorna para a celebração dos 40 anos do Rock in Rio, em setembro.
Mais uma vez, a marca patrocinadora será responsável por estruturar o Palco Mundo. Para isso, serão utilizadas mais de 200 toneladas de aço reciclável. A estrutura terá 860 metros quadrados e será da altura de um prédio de 10 andares.
“O Rock in Rio é uma grande potência de comunicação e entretenimento e gera um forte impacto não somente pelo público que vai ao evento, presencialmente, mas também entre os espectadores que acompanham os shows na TV e entre as pessoas que, de forma geral, são impactadas por tudo o que se fala sobre o festival”, pontua o diretor de comunicação.
Foi com o Rock in Rio que, pela primeira vez, a Gerdau usou seus materiais para estruturar o palco de um evento musical. Em meio às estruturas metálicas, a empresa também quer usar o evento para exibir seus pilares de sustentabilidade e ESG.
Em parceria com a ONG Gerando Falcões e também com a Fundação Volkswagen, a Gerdau participará, neste ano, do projeto Favela 3D Digital, que pretende implementar projetos de desenvolvimento sustentável no Morro da Previdência, no Rio de Janeiro.
A conclusão da jornada sustentável, contudo, continua após o evento, quando a estrutura do Palco Mundo será desmontada e o aço será reencaminhado para reaproveitamento na fabricação de automóveis, edifícios e outros projetos.
“O palco, na verdade, acaba funcionando como uma grande metáfora para contar sobre os pilares sociais e ambientais da marca e mostrar como um festival pode ser estruturado de maneira ambientalmente correta”, diz Torres.
Os detalhes da construção do Palco Mundo e sobre a presença da Gerdau no Rock in Rio serão detalhados em evento realizado pela marca para a imprensa, no próximo dia 25.
Na ocasião, como antecipa o porta-voz, a empresa deve anunciar o artista que será o porta-voz da presença na marca no evento (como foi Ivete Sangalo, em 2022, e Iza, no The Town, em 2023). Agora, Rogério Flausino, do Jota Quest, será o artista encarregado e ajudar a levar a mensagem da marca sobre sustentabilidade e música.
O diretor de comunicação também conta que, no primeiro fim de semana do Rock in Rio, a Gerdau terá participação especial em um quadro no programa Domingão com Huck. O apresentador mostrará como o trabalho de catadores de materiais recicláveis é fundamental para que o Palco Mundo do festival esteja de pé para receber grandes nomes da música.
Além do Rock in Rio, a Gerdau também tem investido no Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1. Neste ano, a marca estará mais uma vez no evento, também atuando nas estruturas do Autódromo de Interlagos.
Outro ponto de contato da companhia com o público tem sido o surf. A Gerdau é patrocinadora do Circuito Brasileiro de Surf, ficando responsável pela confecção do troféu, que também é feito de materiais recicláveis.
“Essas participações acabam ajudando a tornar a marca mais cool e moderna. Pensamos que não existem mais empresas B2B ou B2C: existem produtos para as pessoas. E quando conseguimos fazer com que os clientes vejam valor em nosso produto, conquistamos um ganho muito importante em termos de reputação e imagem”, conclui Torres.
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