Assinar

Investindo R$ 17 bi, Mercado Livre quer consolidar liderança

Buscar

Investindo R$ 17 bi, Mercado Livre quer consolidar liderança

Buscar
Publicidade
Marketing

Investindo R$ 17 bi, Mercado Livre quer consolidar liderança

Marketplace detalha estratégia que passa por ampliar a malha logística e na vertical Mercado Pago


6 de abril de 2022 - 6h00

No fim do mês de março, o Mercado Livre anunciou uma ampliação de 70% em seus investimentos no Brasil para este ano. Com isso, o montante investido vai atingir a marca de R$ 17 bilhões. No ano anterior, a companhia havia colocado R$ 10 bilhões no País. Ainda que a fatia investida pelo marketplace em terras brasileiras venha crescendo ano a ano, o valor anunciado no mês passado é um recorde.

 

Galpão logístico Mercado Livre (Crédito: Divulgação)

Para além de um marco pessoal para Mercado Livre, o investimento materializa a aposta da companhia argentina de consolidar sua liderança no País. Essa não é uma tarefa fácil, uma vez que, o comércio eletrônico nunca esteve tão aquecido e disputado. Enquanto nacionais como Americanas e Magalu investem em seus marketplaces e apps, estrangeiras como AliExpress e Shopee querem melhorar a experiência de compra de produtos importados, diminuindo o tempo de entrega.

Com a competividade em alta e consumidores cada vez mais exigentes, a logística deixa de ser um investimento meramente operacional e se torna um diferencial estratégico, já que velocidade e experiência ganham relevância ao ponto de serem considerados fatores de diferenciação.

Foco em logística

De acordo com a companhia, parte do investimento será dedicado ao crescimento logístico com a criação de quatro novos centros de distribuição em São Paulo, sendo dois em Barueri, um em Perus e um em Araçariguama.

Com isso, a estrutura logística do Mercado Livre chegará em um milhão de m² para operações Fullfilment, em que a companhia é responsável por todo o processo, desde o estoque até a entrega ao consumidor final. Atualmente, a companhia conta com 11 centros de distribuição, três aviões, 1.100 vans e mais de 13 mil veículos operando na última milha de entregas. Para o MeLi, levar a armazenagem dos produtos dos vendedores para dentro de sua estrutura significa acelerar os prazos de entrega.

Hoje, 75% das entregas já são feitas até um dia, alcançando 2,1 mil cidades. “Nossa missão de democratizar o comércio eletrônico passa diretamente pela logística e por oferecer uma entrega rápida não apenas para a Faria Lima, mas para todo o Brasil”, conta Luiz Vergueiro, Diretor de Logística do Mercado Livre.

Em busca de aproximação

Uma questão a ser analisada é como o ambicioso plano de investimentos de Mercado Livre vai impactar na comunicação do marketplace. Para Thais Nicolau, Diretora de Branding do Mercado Livre, o investimento na malha logística e a competitividade do marketplace, beneficiam as estratégias de marketing. “Para branding, é ótimo porque tem um fortalecimento dos nossos atributos funcionais”, conta a executiva.

Nesse sentido, a estratégia da companhia mescla um reforço desses diferenciais estratégicos, com a posta em campanhas de cunho emocional, visando uma aproximação com o consumidor. “Só isso [reforço dos atributos funcionais] acaba sendo uma relação bastante fria”, avalia.

Para além dessa relação indireta em que o marketing ganha com a empresa oferecendo uma melhor experiência para os consumidores, Thais Nicolau conta que as campanhas também cresceram no Brasil em 2022. A estratégia começou com a ação “Passos para Visibilidade”, que trouxe um vídeo manifesto em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa mais recente foi a “Elas Jogam”, em prol do futebol feminino, em parceria com o Flamengo.

Mercado Pago

Quem também será beneficiado pelos novos investimentos é o Mercado Pago, plataforma de pagamentos que nasceu de Mercado Livre. De acordo com Iuri Maia, head de branding do Mercado Pago, o aporte será empregado em aumentar a equipe e antecipar projetos que já estavam no plano de negócios. Recentemente, a vertical lançou um marketplace de investimentos, operação em criptomoedas e deve buscar oportunidades em seguros.

O objetivo da companhia é se consolidar como uma plataforma única de finanças, em que o consumidor possa solucionar todas as suas necessidades. Nesse sentido, Mercado Pago enfrenta um duplo desafio. O de se diferenciar e conquistar público entre as fintechs, enquanto comunica para o público que sua atuação vai além de Mercado Livre.

“Olhando só para o oferecimento de produto, é muito difícil se diferenciar”, conta Iuri Maia. Assim, a companhia aposta no conteúdo e em gerar conversas relevantes com o consumidor, usando linguagem clara e tom bem-humorado, como na campanha “Criptoanimais”, para divulgar a iniciativa de cripto.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Embaixador da marca, ator estrela campanha nacional que mostra as situações do dia a dia que mais combinam com um chocolate

  • Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Banco quer incrementar as soluções relacionadas às viagens; serviço chega aos clientes a partir de 4 de agosto