Assinar

McDonald’s perde direito exclusivo da marca “Big Mac” na União Europeia

Buscar

McDonald’s perde direito exclusivo da marca “Big Mac” na União Europeia

Buscar
Publicidade
Marketing

McDonald’s perde direito exclusivo da marca “Big Mac” na União Europeia

Rede de fast-food não poderá mais utilizar de forma exclusiva a denominação para seus produtos com frango; decisão é resultado de entrave com a rede irlandesa Supermac's


5 de junho de 2024 - 15h42

O McDonald’s perdeu o direito de utilizar a marca “Big Mac” para sanduíches de frango na União Europeia.

big mac

Big Mac de carne bovina segue com o direito do uso da nomenclatura (Crédito: Adobestock)

A decisão do Tribunal de Justiça da região vem como resultado de um embate legal com o Supermac’s, rede irlandesa fundada em 1978. A empresa está envolvida com a gigante de fast-food já há sete anos, lutando pelo direito de utilizar termos como “Mac”, que tem exclusividade do McDonald’s.

A companhia norte-americana registrou o nome “Big Mac” na Unidade Europeia em 1996, mas não foi capaz de provar que tenha feito um uso genuíno da marca para lanches com frango nos últimos cinco anos – tempo determinado pela Europa para a utilização de nomes antes que a companhia perca seu direito exclusivo.

Em comunicado à imprensa, o McDonald’s afirmou que a decisão não afeta seu direito de uso. Contudo, a liberação do direito dá margem para que outras cadeias, como a Supermac’s, adotem a nomenclatura. Além disso, de acordo com a BBC, a Supermac’s segue em disputa legal com o McDonald’s pela marca registrada no Reino Unido. A defesa alega que a lei de marcas registradas da União Europeia não se aplica mais ao país após o Brexit.

O “Big Mac” em si, globalmente conhecido, leva carne bovina. A rival irlandesa comercializa um sanduíche que leva os mesmos ingredientes – incluindo o queijo e o alface, bem como cebola e picles. O tribunal da região mantém o nome apenas para os hambúrgueres de carne bovina do McDonald’s.

“Nosso icônico Big Mac é adorado por clientes em toda a Europa e estamos entusiasmados em continuar a servir com orgulho as comunidades locais, como temos feito há décadas”, afirmou a rede norte-americana no mesmo comunicado.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos