McDonald’s perde direito exclusivo da marca “Big Mac” na União Europeia
Rede de fast-food não poderá mais utilizar de forma exclusiva a denominação para seus produtos com frango; decisão é resultado de entrave com a rede irlandesa Supermac's
McDonald’s perde direito exclusivo da marca “Big Mac” na União Europeia
BuscarMcDonald’s perde direito exclusivo da marca “Big Mac” na União Europeia
BuscarRede de fast-food não poderá mais utilizar de forma exclusiva a denominação para seus produtos com frango; decisão é resultado de entrave com a rede irlandesa Supermac's
Meio & Mensagem
5 de junho de 2024 - 15h42
O McDonald’s perdeu o direito de utilizar a marca “Big Mac” para sanduíches de frango na União Europeia.
A decisão do Tribunal de Justiça da região vem como resultado de um embate legal com o Supermac’s, rede irlandesa fundada em 1978. A empresa está envolvida com a gigante de fast-food já há sete anos, lutando pelo direito de utilizar termos como “Mac”, que tem exclusividade do McDonald’s.
A companhia norte-americana registrou o nome “Big Mac” na Unidade Europeia em 1996, mas não foi capaz de provar que tenha feito um uso genuíno da marca para lanches com frango nos últimos cinco anos – tempo determinado pela Europa para a utilização de nomes antes que a companhia perca seu direito exclusivo.
Em comunicado à imprensa, o McDonald’s afirmou que a decisão não afeta seu direito de uso. Contudo, a liberação do direito dá margem para que outras cadeias, como a Supermac’s, adotem a nomenclatura. Além disso, de acordo com a BBC, a Supermac’s segue em disputa legal com o McDonald’s pela marca registrada no Reino Unido. A defesa alega que a lei de marcas registradas da União Europeia não se aplica mais ao país após o Brexit.
O “Big Mac” em si, globalmente conhecido, leva carne bovina. A rival irlandesa comercializa um sanduíche que leva os mesmos ingredientes – incluindo o queijo e o alface, bem como cebola e picles. O tribunal da região mantém o nome apenas para os hambúrgueres de carne bovina do McDonald’s.
“Nosso icônico Big Mac é adorado por clientes em toda a Europa e estamos entusiasmados em continuar a servir com orgulho as comunidades locais, como temos feito há décadas”, afirmou a rede norte-americana no mesmo comunicado.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos