Receita de patrocínio do COB cresce 139% para Paris 2024
Time Brasil embarca para os próximos Jogos Olímpicos com 19 patrocinadores, contra 13 no ciclo anterior
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Valeria Contado
21 de dezembro de 2023 - 12h11
Raissa Leal faz parte do Time Brasil, do COB (Crédito: Instagram / Time Brasil)
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) registrou crescimento de 139% em receita na comparação entre os ciclos olímpicos de Tóquio 2020 (2021) e Paris 2024. Para os jogos do próximo ano, a entidade garantiu 19 patrocinadores, contra 13 da edição anterior. A entidade não revela os valores
Ajinomoto, Havaianas, Max Recovery, NewOn/Prevent Sports, Peak, Riachuelo e XP se mantiveram para essa edição. Já Águia Branca, Aliança Francesa , Estácio, Grupo Águia, Hemmer (Heinz), Medley, Mormaii, Nsports, SmartFit, Subway, Vivo e Voke chegam para compor a lista de patrocinadores do Time Brasil.
Além disso, algumas marcas que estão com o Comitê Olímpico internacional (COI) também estarão com o COB. Nomes como Airbnb, Alibaba, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, P&G, Panasonic, Samsung, Toyota e Visa compõe o time. Assim, o COB chegou a 33 patrocinadores.
Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, explica que essa movimentação se deve a um mapeamento realizado pelo departamento de marketing do comitê que auxiliou na captação de parceiros. “O time comercial do COB mapeou estrategicamente os segmentos e as empresas que possuíam mais aderência com a nossa proposta. Algumas estratégias que adotamos facilitaram o trabalho de provar que o movimento olímpico existe além dos Jogos Olímpicos e que essa proximidade entre atleta e fã, com uma nova linguagem, é frequente e poderosa”, afirma.
Segundo o diretor, esses resultados são reflexo de algumas iniciativas que foram propostas pelo comitê durante a preparação, a começar pela equiparação entre as equipes. A competição que acontecerá de julho a agosto de 2024, em Paris, será marcada para o Time Brasil por ser a primeira edição com o número de atletas homens e mulheres em equidade, além da equiparação da distribuição dos prêmios.
Além disso, o comitê investiu em um rejuvenescimento da marca para se aproximar do público digital. Assim, como um dos padrinhos do Time Brasil, o streamer Cazé terá o direito de exibir parte da maior competição esportiva do mundo, por meio da CazéTV.
Para complementar a série de iniciativas para o ciclo olímpico de 2024, na semana passada, a entidade anunciou uma parceria de conteúdo com a Play9. A partir disso, influenciadores da midiatech desenvolverão conteúdo para o YouTube para amplificar as conversas sobre o movimento olímpico.
“Como exemplo prático, na abertura dos Jogos da Juventude, tivemos a presença da Larissa Manoela. Também fizemos a transmissão dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, no Canal Olímpico do Brasil e na CazéTV, onde atingimos cerca de 75 milhões de brasileiros”, comenta Herbetta.
Assim, o COB investiu em iniciativas para ampliar o volume comercial, por meio do COB+. A começar pelo lançamento da primeira campanha da entidade em seus 109 anos. O filme “Manda Brasa”, desenvolvido pela WMcCann, foi uma das primeiras iniciativas para o aprimoramento do trabalho de comunicação do comitê.
Para Herbetta, com o filme a entidade ganhou uma identidade mais moderna. “Trouxe uma roupagem moderna e digital para o COB e para o Time Brasil, somado às nossas iniciativas de comunicação e marketing”, diz.
Por fim, o Canal Olímpico, streaming do comitê, ampliou a presença das diversas modalidades no dia a dia dos fãs de esporte. Essa foi uma das estratégias do desenvolvimento da conexão com os torcedores do Time Brasil.
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