Unilever teria demitido CEO da Ben & Jerry’s por ativismo
Marca de sorvetes alega que sua controladora tenha retirado o CEO do cargo como forma de retaliação por posicionamento ativista
Unilever teria demitido CEO da Ben & Jerry’s por ativismo
BuscarUnilever teria demitido CEO da Ben & Jerry’s por ativismo
BuscarMarca de sorvetes alega que sua controladora tenha retirado o CEO do cargo como forma de retaliação por posicionamento ativista
Meio & Mensagem
20 de março de 2025 - 12h16
A Ben & Jerry’s está acusando a Unilever de demitir seu CEO, David Stever, por motivações decorrentes do ativismo social.
(Crédito: Cohen Magen/Shutterstock)
Em novembro do ano passado, a marca processou sua controladora, alegando o silenciamento de tentativas de manifestações de apoio a refugiados palestinos na região de Gaza. A Ben & Jerry’s chegou a contestar a ameaça do desmantelamento de seu Conselho de Administração por parte da Unilever.
Ainda em 2021, a marca tomou a decisão de suspender vendas em assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e na região de Jerusalém Oriental. Já em 2022, a Unilever vendeu seus negócios em Israel para uma companhia local.
De acordo com reportagem da Associated Press, o Conselho da Ben & Jerry’s teria sido comunicado sobre a saída de Stever no início em março. Segundo a fabricante de sorvetes, a decisão da Unilever vai contra o acordo de fusão firmado em 2000, à época da aquisição por US$ 326 milhões.
O contrato aponta que movimentações do tipo devem ser consultadas junto a um comitê do Conselho de Ben & Jerry’s. No ano da venda, também foi firmado um acordo que apontava que a marca seria livre para defender suas causas sob o caráter ativista que cultiva desde sua fundação, manifestando-se sobre causas sociais, climáticas e políticas, por exemplo.
Recentemente, após ter desistido da venda de sua unidade de sorvetes devido à complexidades do negócio, a Unilever deverá realizar uma listagem única do braço em Amsterdã, na Holanda. Além disso, informações da Bloomberg indicam que os fundadores da Ben & Jerry’s, Ben Cohen e Jerry Greenfield, estariam considerando a recompra da marca por meio de parcerias com investidores comprometidos com causas sociais.
Já em fevereiro, a Unilever anunciou que Fernando Fernandez assumiria o posto de CEO global, sucedendo Hein Schumacher, que assumiu a posição em julho de 2023 após a saída do escocês Alan Jope.
Compartilhe
Veja também
Boticário terá camarote em show na praia de Copacabana
Marca de beleza realiza promoção para levar cinco consumidores ao espaço, no dia da apresentação da cantora Lady Gaga
7K Bet é a nova patrocinadora máster do Santos
Empresa de apostas esportivas assume o lugar da Blaze na frente da camisa dos times de futebol profissional masculino, feminino, além da equipe de futsal e estará presente nas telas de LED, no tapete central e no camarote da Vila Belmiro