BBB 24: Seara é marca mais mencionada no primeiro mês

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BBB 24: Seara é marca mais mencionada no primeiro mês

Segundo levantamento da STILINGUE by Blip, Seara, iFood, Estácio, Kwai e Chevrolet foram as marcas mais comentadas no primeiro mês do Big Brother Brasil 2024


15 de fevereiro de 2024 - 6h00

A Seara é a marca com maior volume de menções no consolidado do primeiro mês do BBB 24 (08/01 a 07/02) conforme levantamento da STILINGUE by Blip.

A marca recebeu 76 mil menções. O relatório atribui o volume de menções à Prova do Líder patrocinada pela Seara e sua estratégia de marketing de influência.

O iFood ficou em segundo lugar, com 33 mil menções. Estácio apareceu em 27 mil conversas. E Kwai e Chevrolet ocupam o quarto e quinto lugar no top 5 com 25 mil e 22 mil menções, respectivamente.

Seara patrocinou Prova do Líder da quinta semana do BBB 24 (Crédito: Reprodução)

Seara patrocinou Prova do Líder da quinta semana do BBB 24 (Crédito: Reprodução)

A metodologia da STILINGUE by Blip se baseia em social listening em larga escala e no monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui, YouTube, e nos comentários em artigos, no Facebook, Instagram e no YouTube. O monitoramento leva em conta as marcas patrocinadoras desta edição.

Ao todo, a STILINGUE by Blip contabilizou 19,9 milhões de conversas sobre o Big Brother Brasil 2024. A empresa considera que 145 milhões de pessoas são impactadas por assuntos relacionados ao reality. Assim, 70% da população brasileira recebe publicações sobre o BBB 24. Dos que fazem publicações ativas nas redes sociais, 61% são mulheres.

Entre os participantes, os mais comentados são Davi (4,5 milhões de citações), Yasmin (1,5 milhões), Isabelle (1,4 milhões), Beatriz (1,4 milhões) e Vanessa Lopes (1,3 milhões).

Marcas patrocinaram 47 momentos na casa do BBB 24 dividido entre provas (13), rotinas (12), ações (10), festas (8) e premiação (4).

Menções à marcas no BBB 24

Das cinco mais mencionadas no primeiro mês, Seara, iFood, Kwai e Chevrolet já ocuparam a primeira posição no ranking semanal do Big Brother Brasil. Estácio esteve no segundo lugar em duas semanas.

Duas das marcas mais mencionadas no primeiro mês do programa estiveram ligadas ao participante Davi, que venceu a Prova Bate e Volta de iFood e ganhou bolsa da Estácio.

Entre os patrocinadores de provas, se destacaram Seara (51 mil menções), Kwai (14 mil) e iFood (9,4 mil). Já entre os patrocinadores de festa, acumularam mais menções Neslté (4 mil), Latam (2,3 mil) e Rexona (2 mil).

As 17 primeiras marcas no ranking realizaram ações na casa. A partir da 18ª posição estão marcas que não apareceram nas dinâmicas do reality show.

Seara cria receita a partir do marketing de influência

A Seara acumulou 76 mil menções no período. Nesse mês, a marca patrocinou uma prova do líder em 01/02, a qual a participante Fernanda venceu. Nela, Seara buscava comunicar o produto Salsicha Hot Dog.

Na prova, participantes tinham que montar o cachorro quente de acordo com a tradição de cada estado brasileiro representado. Essa foi a estreia da Seara no BBB 24. A prova recebeu 15 mil menções. Por sua vez, a marca recebeu um total de 51 mil comentários na ocasião. Assim, naquela semana (5ª semana do programa), ela foi a marca mais mencionada.

Segundo a análise da STILINGUE by Blip, é incomum que a atenção dos usuários seja direcionada às marcas nessas ocasiões, como ocorreu.

Porém, segundo o levantamento, a marca se destaca pela estratégia que usa em suas redes sociais complementar ao BBB 24. Nelas, Seara contratou ex-BBBs, como Gil do Vigor, Sarah Andrade e Amanda Meirelles para divulgar os produtos na campanha #SearaNoBBB24. Dessa forma, os influenciadores mobilizaram menções, sobretudo Amanda Meirelles, que estimulou menções no dia da prova, assim como a torcida “DocShoes”, que alavancou a tag DocSeara para os assuntos mais comentados do X.

IFood patrocina Bate e Volta que salva Davi do paredão

No primeiro mês do BBB 24, iFood recebeu 33 mil menções. A marca patrocinou a primeira prova Prova Bate e Volta da edição na quarta semana do reality. Da mesma forma, a empresa foi a mais mencionada naquele período.

A prova garante que o vencedor saia do Paredão da semana. Nela, a empresa de delivery mostrou benefícios do Clube iFood, programa de fidelidade da marca. Além de ter a oportunidade de sair do paredão, o vencedor recebeu um ano de Clube iFood gratuitamente, R$ 5 mil em compras e duas semanas de VIP.

Ao todo, a prova teve 22 mil menções. Já o iFood recebeu 9 mil. Os usuários concentraram as conversas no vencedor, Davi, e nos benefícios e prêmios.

Estácio dá bolsa para Davi

A Estácio recebeu 27 mil menções. A instituição acadêmica patrocinou uma Prova do Líder, realizou uma ação e fez duas inserções de marca no quadro Big Treta.

A Estácio sediou a segunda Prova do Líder da segunda semana do BBB 24. Na ocasião, a instituição somou 2,5 menções. Sobre a prova, as menções destacaram a possibilidade de a cantora Wanessa Camargo receber a bolsa. Segundo a STILINGUE by Blip, o sentimento negativo prevaleceu nas citações à marca, porque a prova não exigia inteligência e sim sorte.

O pico de menções à marca aconteceu em 29/01, quando a Estácio promoveu uma dinâmica de perguntas e respostas em que os vencedores ganhavam bolsa de estudos integral para cursos oferecidos pela universidade. A marca recebeu 14 mil menções. Na ocasião, os comentários celebraram a vitória de Davi, que ganhou uma bolsa de estudos. O brother se inscreveu no programa por esse motivo, pois quer pagar a faculdade de medicina com o valor do prêmio.

Kwai enfrenta críticas em sua estreia no BBB 24

Por sua vez, Kwai recebeu 25 mil comentários no primeiro mês do programa. O app de vídeos realizou a Prova do Líder de 18/01. A marca recebeu 14 mil comentários na ocasião e se tornou a marca mais mencionada na terceira semana do BBB.

No entanto, conforme análise da STILINGUE by Blip, a maioria das menções teve teor negativo. Usuários fizeram críticas à prova, que teve que ser parada e refeita, pois um dos participantes infringiu uma regra não orientada pela produção do programa. Parte do público também brincou com o jingle “Bom pra Kwai” para comentar o desempenho dos participantes da prova, que, segundo a opinião de alguns, foi “ruim pra Kwai”.

Além disso, usuários mencionaram o fato de que o TikTok foi patrocinador do BBB 23 e comentaram sobre a ex-participante, Vanessa Lopes, que ganhou popularidade ao produzir danças para o TikTok.

Outro comentário feito pelos usuários foi o fato de Vanessa Lopes ter desistido do programa no dia seguinte.

Além disso, o patrocinador recebe menções sobre conteúdos do programa.

Chevrolet presenteia brothers com carros

Por fim, Chevrolet foi a quinta marca que recebeu mais menções no mês. Ao todo, foram 22 mil comentários. A montadora patrocinou a primeira Prova do Líder do BBB 24 e realizou uma ação comos participantes. Em ambas os momentos, um dos brothers ganhou um carro da Chevrolet.

Na primeira Prova do Líder, a montadora acumulou 3,6 mil citações. No entanto, parte dos comentários foram negativos. O tema que prevaleceu e impulsionou comentários foram questões relacionadas a acessibilidade e capacitismo. Os usuários falaram sobre comentários considerados inadequados e capacitistas do participante Maycon e o fato do atleta paralímpico Vinícius Rodrigues ter tido que tirar sua prótese para realização da tarefa.

Outros comentários envolveram as diferentes reações do grupo Camarote e Vip quando o programa avisou que o vencedor ganharia um Chevrolet Tracker; a duração da prova, que se estendeu por mais de 18 horas; e a promoção feita pela marca e expressaram desejo pelo carro.

Assim, a marca foi a mais mencionada na primeira semana do Big Brother Brasil 2024.

Na quarta semana, a montadora promoveu uma ação para divulgar a picape Montana. Nela, a montadora quis associar a marca à boas memórias e colocou no seu porta-malas objetos de valor para os participantes. Além disso, o participante Lucas Luigi ganhou o carro ao acionar a alavanca que revelou o veículo e deu início à ação. A marca esteve presente em 2 mil comentários. Segundo o levantamento, o público comentou sobre os aspectos sensíveis e emocionais da dinâmica.

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