BH apresenta novos abrigos de ônibus
Empresa de mídia exterior Urbana conquistou outorga de 25 anos do mobiliário urbano da cidade
Desde o mês passado, seis dos principais logradouros de Belo Horizonte receberam novos pontos de ônibus. Mais modernos, os abrigos foram colocados pela Urbana, empresa que conquistou a outorga de 25 anos de exploração do serviço desse mobiliário na cidade, bem como da publicidade relacionada. Após a fase piloto, a implantação efetiva dos pontos começa em outubro, com 40 por mês, chegando a quase 500 ao decorrer de um ano.

Projeto artístico de um abrigo de ônibus da Urbana na Praça da Estação, em Belo Horizonte (Crédito: Divulgação)
“As pessoas têm passado cada vez mais tempo fora de casa e out-of-home é a mídia com melhor alcance nesse sentido”, afirma Frederico Nogueira, diretor-geral da Urbana, citando pesquisa da Ipsos Marplan sobre o alcance de 85% da população brasileira por mídias do tipo. O executivo estava preparado para assumir os negócios desde os tempos de Grupo Bandeirantes, onde era vice-presidente de mídia exterior e CFO de serviços até janeiro deste ano. Fred, como é conhecido no mercado, tem longa carreira em veículos de mídia e estava na emissora desde 2003.

Frederico Nogueira: novas licitações à vista (Crédito: Meio & Mensagem)
O processo de licitação ocorreu ao longo do ano passado, em duas categorias — preço e técnico —, ambas conquistadas pela Urbana. O consórcio que deu origem à empresa envolve a Kalítera Engenharia e a Energe Participações, empresa de operação que pertencia à Bandeirantes e foi adquirida por Fred quando deixou o grupo. “A concessão foi homologada em dezembro e o contrato foi assinado no mês passado”, conta. A Urbana conta ainda com uma parceria comercial e estratégica com a Otima — empresa de mobiliário urbano de São Paulo que também tem, entre os sócios, a Kalítera e o Grupo Bandeirantes, além da Odebretch.

Anunciantes querem consolidar dados de OOH
Fred antecipa que a Urbana já nasce com grandes ambições: “viemos com essa especialidade em mobiliário urbano e estamos nos preparando para participar novas licitações”. Ele cita processos estacionados, por exemplo, em Porto Alegre e na própria BH, de relógios urbanos, que são alvos de interesse.